Live Marketing

V3A fecha 2020 com realizações inéditas

Mesmo vivendo um ano desafiador, a V3A tem boas histórias para contar em seu balanço de 2020.


Já nos primeiros dias de 2020, a V3A começava a realizar um dos projetos mais ousados da história do segmento. 

Naquele mês de janeiro, a V3A foi a primeira agência de live marketing do mundo a fincar sua bandeira na Antártica, para a inauguração da nova base brasileira no continente, a Estação Comandante Ferraz

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O diretor de negócios Alexandre Moreira e o diretor-executivo Marcos Jochimek enfrentaram a turbulenta travessia da passagem de Drake, considerado o mar mais perigoso do mundo, levando na bagagem o desafio de realizar um projeto do zero em um dos ambientes mais inóspitos do planeta. 

Marcos Jochimek e Alexandre Moreira: Sócios e diretores da V3A levaram a bandeira da agência até o extremo do Polo Sul (Foto: V3A).

“Não há dúvidas de que estamos falando do maior desafio da história da empresa.”, comentou Jochimek à época. O que ele não sabia é que seria apenas a primeira turbulência que a agência enfrentaria no ano mais desafiador do último século.

Não demorou muito para que a  maré de 2020 virasse completamente, tornando tudo ainda mais arriscado e perigoso. 

O primeiro impacto da crise do Covid-19 impôs uma reinvenção completa para a indústria de live marketing. Com a proibição de eventos presenciais, que são a base deste mercado, quem não se movimentasse rapidamente teria suas portas fechadas, e, foi diante deste desafio, que a V3A apostou ainda mais na busca por inovação.

No momento mais crítico da pandemia do Covid-19 no país, com setores da indústria de serviços congelados e sistema de saúde à beira do colapso, a agência V3A se reinventou para enfrentar a crise e mais uma fez história.  

Ao lado da Rede D’Or São Luiz e um grupo de empresas como Vale, SulAmérica, Bradesco Seguros, Lojas Americanas, entre outras, a V3A foi a primeira agência de live marketing brasileira responsável pela construção de hospitais de campanha. 

Assim, em 11 de maio, a V3A estabeleceu um recorde, entregando 2 hospitais de campanha em um intervalo de 15 dias cada , no Rio de Janeiro. 

Somando as 2 unidades, V3A e a Rede D’Or entregam à cidade 400 leitos, sendo 150 deles de UTI e 250 de internação, para pacientes do SUS. Um reforço importantíssimo, quando 98% das UTIs para tratamento de Covid-19 da cidade estavam. 

Na ocasião, Jochimek afirmara que “O sentimento  de ajudar a salvar tantas vidas, sem dúvida foi uma das melhores experiências na nossa trajetória. É um momento de muito orgulho de todo o time V3A.”

Hospital de campanha Lagoa-Barra colaborou para salvar dezenas de vidas no auge da pandemia  (Foto: V3A).

A pandemia e suas incertezas fizeram com que a V3A não apenas olhasse para dentro, atrás de novas alternativas e oportunidades, mas também reunisse referências da indústria de comunicação e marketing para pensarem juntos o futuro do mercado. 

Assim, surgiu o V3A talks, série de lives que logo em sua estreia aberta ao público recebeu Washington Olivetto, um dos profissionais mais premiados do mundo e Abel Gomes, sócio, CCO, vice-presidente de criação da SRCOM e responsável pela cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016. 

No encontro virtual mediado por Victor Vocos Camargo, sócio e diretor-executivo da V3A, os profissionais compartilharam suas experiências e visões sobre a superação da crise. 

Em um dos pontos altos da conversa, Abel Gomes sentenciou que “Não adianta termos a tecnologia pela tecnologia, isso não resolve. A criatividade deve estar acima de tudo, sempre. Para gerar resultados temos que seduzir.”. O conteúdo pode ser conferido no vídeo abaixo:

Caso não consiga visualizar clique aqui.  

Em um ano marcado pelo isolamento forçado, a V3A foi responsável por mais um projeto que conectou marcas e o público, em busca de conhecimento e trocas de ideias. 

A agência assinou a produção do “OFF Conecta”, evento multiplataforma para o canal OFF, com formato híbrido, on-line, gratuito e acessível a todos por meio do site do projeto.

O OFF Conecta reuniu personalidades que fazem a diferença em diversos segmentos, para promover questionamentos e debates relevantes. 

Sob o tema “Tempo é Ritmo”, as conversas foram pautadas pelo protagonismo do tempo neste novo momento, como ele dita o ritmo do mundo e direciona o olhar das pessoas. 

O projeto recebeu líderes de diversos campos da sociedade civil, como  Monja Coen, Ailton Krenak, Karina Oliani e Fernando Fernandes.

WESG Latam: V3A investe em projeto proprietário de e-Sports

Já na reta final de 2020, em novembro, a V3A marcou sua consolidação no mercado de e-Sports, um dos mais promissores da indústria do entretenimento, anunciando a realização da segunda edição do WESG Latam, em sociedade com o Grupo Globo. 

A maior competição multiplataforma de e-Sports da América Latina estava prestes a começar. E para tirar um projeto desta magnitude do papel, a agência reuniu parceiros de peso como a Oi, patrocinadora master do evento, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

No lançamento do projeto, Victor Vocos afirmara que “O mercado já sabia que a audiência dos e-Sports vinha crescendo exponencialmente ultrapassando diversas modalidades de esportes tradicionais, mas foi nesse último ano que a ficha de fato caiu. São diversos segmentos e dezenas de marcas tentando se conectar a esse mundo, mas ainda sem saber exatamente como. Ter uma plataforma forte como o WESG, e a Globo como sócia, possibilita a criação de formatos ‘taylor made’ para todas as marcas, de diferentes segmentos que estão se conectando com o mundo gaming por meio do nosso projeto. O patrocínio de uma gigante como Oi, por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, comprova que o WESG, e todo o segmento de e-Sports, apontam para o futuro do entretenimento.”

Agora, enquanto o WESG Latam bate recordes de inscrições, e promete a realização de uma grande final presencial em 2021, a V3A encerra o ano mais difícil do mercado em décadas com mais um motivo para comemorar. Ou melhor, sete motivos! A agência foi vencedora de 7 troféus no Globes Awards 2020.

Foram 3 troféus para o projeto da área desenvolvida para Oi durante a CCXP 2019, com Prata na categoria ‘Melhor construção de marca’ e dois Bronzes em ‘Melhor ideia ou conceito’ e ‘melhor ativação de patrocínio’, respectivamente. 

Os outros 4 prêmios foram frutos de mais uma dobradinha com o cliente, para o case da marca no Game XP,  levando para casa o Bronze nacional e Prata regional na categoria ‘Melhor ideia ou conceito’, somados à Prata e Bronze nas categorias ‘Melhor construção de marca’ e ‘Melhor ativação de patrocínio’.

As incertezas e desafios ainda estão longe de acabar, mas para Leo Martinez, diretor de criação da agência, 2021 promete realizações ainda mais inovadoras: “A pandemia acabou atuando como agente catalisador em vários processos internos nossos que estavam latentes. Para 2021, a ideia é manter o punch de conteúdo digital. Agora é conectar cada vez mais esses dois mundos on/off-line para que as pessoas compartilhem muito nossas experiências.”