Já nos primeiros dias de 2020, a V3A começava a realizar um dos projetos mais ousados da história do segmento.
Naquele mês de janeiro, a V3A foi a primeira agência de live marketing do mundo a fincar sua bandeira na Antártica, para a inauguração da nova base brasileira no continente, a Estação Comandante Ferraz.
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O diretor de negócios Alexandre Moreira e o diretor-executivo Marcos Jochimek enfrentaram a turbulenta travessia da passagem de Drake, considerado o mar mais perigoso do mundo, levando na bagagem o desafio de realizar um projeto do zero em um dos ambientes mais inóspitos do planeta.
“Não há dúvidas de que estamos falando do maior desafio da história da empresa.”, comentou Jochimek à época. O que ele não sabia é que seria apenas a primeira turbulência que a agência enfrentaria no ano mais desafiador do último século.
Não demorou muito para que a maré de 2020 virasse completamente, tornando tudo ainda mais arriscado e perigoso.
O primeiro impacto da crise do Covid-19 impôs uma reinvenção completa para a indústria de live marketing. Com a proibição de eventos presenciais, que são a base deste mercado, quem não se movimentasse rapidamente teria suas portas fechadas, e, foi diante deste desafio, que a V3A apostou ainda mais na busca por inovação.
No momento mais crítico da pandemia do Covid-19 no país, com setores da indústria de serviços congelados e sistema de saúde à beira do colapso, a agência V3A se reinventou para enfrentar a crise e mais uma fez história.
Ao lado da Rede D’Or São Luiz e um grupo de empresas como Vale, SulAmérica, Bradesco Seguros, Lojas Americanas, entre outras, a V3A foi a primeira agência de live marketing brasileira responsável pela construção de hospitais de campanha.
Assim, em 11 de maio, a V3A estabeleceu um recorde, entregando 2 hospitais de campanha em um intervalo de 15 dias cada , no Rio de Janeiro.
Somando as 2 unidades, V3A e a Rede D’Or entregam à cidade 400 leitos, sendo 150 deles de UTI e 250 de internação, para pacientes do SUS. Um reforço importantíssimo, quando 98% das UTIs para tratamento de Covid-19 da cidade estavam.
Na ocasião, Jochimek afirmara que “O sentimento de ajudar a salvar tantas vidas, sem dúvida foi uma das melhores experiências na nossa trajetória. É um momento de muito orgulho de todo o time V3A.”
A pandemia e suas incertezas fizeram com que a V3A não apenas olhasse para dentro, atrás de novas alternativas e oportunidades, mas também reunisse referências da indústria de comunicação e marketing para pensarem juntos o futuro do mercado.
Assim, surgiu o V3A talks, série de lives que logo em sua estreia aberta ao público recebeu Washington Olivetto, um dos profissionais mais premiados do mundo e Abel Gomes, sócio, CCO, vice-presidente de criação da SRCOM e responsável pela cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016.
No encontro virtual mediado por Victor Vocos Camargo, sócio e diretor-executivo da V3A, os profissionais compartilharam suas experiências e visões sobre a superação da crise.
Em um dos pontos altos da conversa, Abel Gomes sentenciou que “Não adianta termos a tecnologia pela tecnologia, isso não resolve. A criatividade deve estar acima de tudo, sempre. Para gerar resultados temos que seduzir.”. O conteúdo pode ser conferido no vídeo abaixo:
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Em um ano marcado pelo isolamento forçado, a V3A foi responsável por mais um projeto que conectou marcas e o público, em busca de conhecimento e trocas de ideias.
A agência assinou a produção do “OFF Conecta”, evento multiplataforma para o canal OFF, com formato híbrido, on-line, gratuito e acessível a todos por meio do site do projeto.
O OFF Conecta reuniu personalidades que fazem a diferença em diversos segmentos, para promover questionamentos e debates relevantes.
Sob o tema “Tempo é Ritmo”, as conversas foram pautadas pelo protagonismo do tempo neste novo momento, como ele dita o ritmo do mundo e direciona o olhar das pessoas.
O projeto recebeu líderes de diversos campos da sociedade civil, como Monja Coen, Ailton Krenak, Karina Oliani e Fernando Fernandes.
WESG Latam: V3A investe em projeto proprietário de e-Sports
Já na reta final de 2020, em novembro, a V3A marcou sua consolidação no mercado de e-Sports, um dos mais promissores da indústria do entretenimento, anunciando a realização da segunda edição do WESG Latam, em sociedade com o Grupo Globo.
A maior competição multiplataforma de e-Sports da América Latina estava prestes a começar. E para tirar um projeto desta magnitude do papel, a agência reuniu parceiros de peso como a Oi, patrocinadora master do evento, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.
No lançamento do projeto, Victor Vocos afirmara que “O mercado já sabia que a audiência dos e-Sports vinha crescendo exponencialmente ultrapassando diversas modalidades de esportes tradicionais, mas foi nesse último ano que a ficha de fato caiu. São diversos segmentos e dezenas de marcas tentando se conectar a esse mundo, mas ainda sem saber exatamente como. Ter uma plataforma forte como o WESG, e a Globo como sócia, possibilita a criação de formatos ‘taylor made’ para todas as marcas, de diferentes segmentos que estão se conectando com o mundo gaming por meio do nosso projeto. O patrocínio de uma gigante como Oi, por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, comprova que o WESG, e todo o segmento de e-Sports, apontam para o futuro do entretenimento.”
Foram 3 troféus para o projeto da área desenvolvida para Oi durante a CCXP 2019, com Prata na categoria ‘Melhor construção de marca’ e dois Bronzes em ‘Melhor ideia ou conceito’ e ‘melhor ativação de patrocínio’, respectivamente.
Os outros 4 prêmios foram frutos de mais uma dobradinha com o cliente, para o case da marca no Game XP, levando para casa o Bronze nacional e Prata regional na categoria ‘Melhor ideia ou conceito’, somados à Prata e Bronze nas categorias ‘Melhor construção de marca’ e ‘Melhor ativação de patrocínio’.
As incertezas e desafios ainda estão longe de acabar, mas para Leo Martinez, diretor de criação da agência, 2021 promete realizações ainda mais inovadoras: “A pandemia acabou atuando como agente catalisador em vários processos internos nossos que estavam latentes. Para 2021, a ideia é manter o punch de conteúdo digital. Agora é conectar cada vez mais esses dois mundos on/off-line para que as pessoas compartilhem muito nossas experiências.”