Recentemente, palestrei em Campinas, na PUC, falando sobre o live marketing no meu “Live Show.”
Eu, vocês sabem, tenho me decepcionado, e muito, com nossos jovens universitários, ao constatar que a maioria deles, não todos, graças a Deus, não tem o menor interesse em estudar, ler, acumular conhecimento…
Bom, não posso culpá-los, isoladamente…
Num País em que a Educação é encarada como custo e não investimento e o professor tratado, levianamente, como profissional de segunda, até entendo um pouco esse descaso.
Mas ressalto que, mais que o País, quem perde é o próprio estudante ao transformar sua universidade em clube.
Pois bem, em Campinas, tudo o eu disse acima não vale.
Terra de grandes centros acadêmicos, minha felicidade em palestrar lá foi sem tamanho.
Devo dizer que tudo que vi e vivi foi de grandeza acadêmica sem comparação.
Primeiro, quero elogiar os professores, coordenadores, pessoal da Reitoria da PUC (não me atrevo a nominá-los, porque esquecer um só seria uma injustiça. Para não deixar de citar alguém, cito os professores Hugo Sergio e Ana Maria, obrigado por tudo Ana, Rita, Marcelo, Felipe, Tânia e a Professora Claudia. Ah e os alunos que participaram da produção do evento, vocês são maravilhosos) que me fizeram voltar a ver professores com “P” maiúsculo, gente engajada e compromissada com seu trabalho.
Claro que isso tem a ver, acho, com duas coisas:
– Uma Entidade Acadêmica, histórica e de qualidade.
– Grupo de alunos maravilhoso.
A Sociedade Campineira de Educação e Instrução, Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, dedicada à educação de alta qualidade, e, para isso, não poupa esforços.
Dissemina o conhecimento, contribuindo com a construção de uma sociedade justa e solidária, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à capacitação profissional de excelência e à formação integral da pessoa humana. Pelo que, eu agradeço como professor e cidadão.
Mas minha maior alegria foram os alunos.
Imagino que contar com professores maravilhosos como os que lá conheci seja determinante, mas é que vi nos olhos deles um brilho que só me lembro ter visto nos meus colegas de UFRJ, nos anos 70, mesmo em meio à situação política muito ruim.
Os alunos e os professores da PUC Campinas me resgataram, me acalentaram, me fizeram voltar a acreditar que é possível mudar as coisas.
Participaram, interagiram, se interessaram e questionaram.
O live marketing agradece a vocês.
Ah, Ana Carolina, você será uma grande cenógrafa. E Afonso, você dança muito!
Por Tony Coelho.