Experiência de Marca

Lojistas do Norte e Nordeste prestigiam Francal Encontra Brasil

Road show da FRANCAL 2016 passou por Belém, Fortaleza, Salvador, Recife e Campina Grande. Participantes conheceram em primeira mão as tendências que não podem faltar nas vitrines e serão lançadas na feira.<br />  

Levar informação qualificada das tendências de moda e auxiliar lojistas e representantes comerciais na decisão de compra das coleções primavera-verão 2016/2017. Com este objetivo, o road show Francal Encontra Brasil passou por Belém/PA (26 de abril), Fortaleza/CE (28), Salvador/BA (9 de maio), Recife/PE (10) e Campina Grande/PB (11).

Nesses encontros regionais, a gerente de Negócios Malu Fiorese detalhou as ações da FRANCAL 2016 para ampliar as oportunidades de negócios do varejo com as duas mil marcas presentes à feira. Cada cidade reuniu cerca de 100 convidados, que puderam acompanhar uma palestra sobre as tendências de moda que vão dominar os lançamentos apresentados pelos expositores.

Meline Moumdjian, consultora, palestrante e especialista em Design Estratégico e coordenadora do curso de pós-graduação do IED – Istituto Europeo di Design, revelou as cores, texturas e estampas predominantes deste verão nos segmentos feminino, masculino, infantil e de acessórios.

Ela antecipou, por exemplo, que branco, amarelo sol, laranja, vermelho ardente, azuis chamativos, verde-oliva, marrom e whisky, areia, rosa açucarado, prata suave, preto e branco devem estar entre as apostas do varejo para agradar os clientes quando chegar a primavera. Temas como escolha de produtos para o ponto de venda, abordagem do consumidor e pesquisa de mercado também fizeram parte da palestra.

Opiniões

Em Belém, o representante Herberth Herley, da Ferracini, considerou o encontro de extrema importância para os profissionais do Norte e Nordeste. Ele frequenta a FRANCAL há 13 anos, e considera a feira fundamental não só em termos de negócios, mas principalmente pelo conteúdo oferecido e encontros.

Empresários de importantes pontos de venda, como Esquisita Calçados, Grupo Couro Fino, Sandelly Calçados e Grupo Xo Xulé, participaram do encontro de Fortaleza. O lojista Francisco Jose R. dos Santos, da Tico Calçados, foi um dos presentes e se diz sempre antenado em produtos de moda com estilo arrojado. Para ele, o Francal Encontra Brasil foi importante para aprofundar esses conhecimentos e sua aplicação no dia a dia. “A mulher do Nordeste, principalmente a cearense, gosta de moda. Por isso, as peças mais quentes da temporada não faltam em nossas vitrines”.

A etapa de Salvador contou com a parceria da Associação Baiana das Empresas de Representações de Calçados e Afins (ABERC). Presente ao encontro, Daniela Alves, proprietária da Dani Calçados, comentou que ela e seus colegas são carentes de conteúdo de moda, obtido muitas vezes em revistas e sites. “A palestra foi maravilhosa, muito importante para aumentar meus conhecimentos. Nunca fui à FRANCAL e a partir de agora já começo a planejar minha visita. Sinto que não posso faltar neste ano”.

Socorro Tavares e Marcia Tavares, da Look Representações, assistiram à palestra do Francal Encontra Brasil em Recife, e disseram que vão somar o conteúdo aprendido àquele que vão receber dos fabricantes nas convenções de vendas realizadas antes da feira. De malas prontas para a FRANCAL, elas garantiram: “Vamos fazer vendas de sucesso”. O proprietário do Lojão dos Calçados, João Maciel Lima Neto, afirmou que a palestra confirmou o que já está começando a aparecer nas vitrines de suas lojas, como o branco. 

Os Representantes Comerciais de Campina Grande aprovaram a etapa final do Francal Encontra Brasil. Jorge Roberto Leandro, que trabalha na Havaianas desde 1980, foi ao encontro pelo segundo ano consecutivo. “O conteúdo é muito importante para atualização, assim como a oportunidade de se reunir com os parceiros do mercado”. Alexandre “Xandoca” Dias, representante da Ferriceli, Invoice e Ped Shoes para Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, frequenta a FRANCAL há mais de 23 anos e não perde uma edição. “É o momento de adquirir conhecimentos, fazer novos contatos e relacionamento com clientes”. 

Sorteios

Em cada uma das cinco etapas do Francal Encontra Brasil foram sorteadas passagem e hospedagens em São Paulo para os lojistas e representantes comerciais durante o período da FRANCAL 2016.