A Prefeitura de Londres lançou recentemente uma ação promocional com o objetivo de transformar a cidade na capital da moda masculina. Uma competição nas redes sociais está desafiando os londrinos a compartilharem imagens dos homens mais bem vestidos dos seus bairros usando a hashtag #londonmenswear.
Os “modelos” vencedores virarão cartazes de divulgação da campanha, espalhados pelas estações de metrô. O objetivo da ação é promover a indústria local da moda masculina, apresentando os looks mais icônicos criados na cidade, desde 1666.
O esforço promocional conta também com um evento: uma Fashion Week apenas com coleções masculinas, que divulga marcas independentes, apoiando o comércio local e os pequenos negócios.
Já no centro da cidade, em outra iniciativa, a marca Selfridges lançou este mês uma experiência multissensorial inspirada nas coleções masculinas. Com o nome de Monolith, a instalação usa a tecnologia de realidade virtual Oculus Rift, e, por intermédio de um capacete angular, transporta os visitantes por ambientes da cidade em tons monocromáticos, complementado por formas estranhas e silhuetas.
Para participar da experiência, os visitantes entram em uma cabine à prova de som e colocam o capacete. Embora bastante “inofensiva”, a marca destaca a preocupação com a segurança: “Devido à natureza da instalação, corrimãos foram instalados nas laterais do espaço, caso alguém se desequilibre durante a experiência”, afirma o release da Selfridges.
Embora seja uma instalação artística sem call to actions diretos, a criatividade costuma pautar ações de experiência nas marcas londrinas. A criação do fashion designer Gareth Pugh teve o objetivo de usar a moda como inspiração para comunicar uma experiência totalmente imersiva nos ícones e conceitos da coleção masculina.