Experiência de Marca

LTK cria experiências de marca incluindo consumidores e influenciadores

A plataforma de influenciadores mostra três exemplos de como experiências podem gerar vendas na creator economy.

A LTK, plataforma global de monetização de conteúdo para influencers, já contava com o crescimento do mercado de marketing de influência há certo tempo.

Desde 2015, quando iniciou suas operações no Brasil, a empresa veio com a proposta de ser um ecossistema que conecta marcas e criadores para trabalharem juntos, disponibilizando propostas que beneficiem não apenas um ao outro, mas também o consumidor final.

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No ano passado, a companhia realizou três ações de brand experience em que marcas se conectaram com influenciadores, que tiveram a oportunidade de gerar conteúdo e apresentar para o público as marcas parceiras Box, Workshops, Casa LTK na IDA.

Os resultados atingidos foram muito satisfatórios em awareness e crescimento de receita, mostrando um modelo de negócio win-win-win, em que todas as partes envolvidas acabaram ganhando.

Com o crescimento da Creator Economy nos anos recentes, é uma situação cada vez mais comum ver marcas investirem em estratégias que incluam criadores de conteúdo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Statista Global Consumer Survey, o Brasil é o país mais impactado por influenciadores digitais.

Um estudo de fevereiro da Opinion Box também revelou que pelo menos 71% dos brasileiros seguem algum influencer nas redes sociais e aponta a importância dos creators no momento da decisão da compra ou na descoberta de novos produtos, uma vez que 58% dos entrevistados afirmaram já ter feito uma compra por influência deles.

“Buscamos oferecer aos influenciadores, além de parceria justas, oportunidades de crescimento por meio do aprendizado sobre estratégias de marketing digital”, ressalta Philip Kauders, Head da LTK na América Latina.

“Esse processo faz parte de um projeto de profissionalização dos criadores de conteúdo no Brasil, mercado em ascensão no qual a LTK aposta em peso”, detalha.

Veja abaixo os cases de sucesso que a plataforma realizou no último ano:

LTK Box

Nessa ativação de marca, a plataforma mandou caixas personalizadas para uma lista exclusiva de influenciadoras com produtos das empresas premium parceiras na plataforma.

A-estrategia aconteceu de modo que o influenciador recebia os produtos, conhecia a marca e postava os recebidos no App LTK e redes sociais.

Com essa intenção, também foram enviados materiais institucionais informando como e quando publicar, ajudando os criadores na produção e monetização do conteúdo relacionado ao presente.

No total, 57 influenciadores receberam a Box, com 13 produtos de 5 marcas parceiras. A ação gerou ótimos resultados, incluindo mais de 20 peças de comunicação direcionadas e mais de 170 posts no Instagram mencionando a LTK e marcas envolvidas, que alcançaram também um aumento considerável na receita de vendas¹.

Workshop Internos

Outro case foi a realização de workshops internos realizados pela LTK no ano passado. A organização do Youpix e as influenciadoras Marcela Mcgowan, Rica de Marré e Coisas de Diva, foram alguns dos parceiros convocados pela empresa para disponibilizar aulas gratuitas para todos os influenciadores cadastrados, que ensinaram estratégias de marketing digital, abrangendo dos conceitos mais básicos aos mais complexos como, por exemplo, qual plataforma usar, como fazer a cobrança pelas parcerias e em qual momento postar para gerar mais interações e vendas.

A abertura do espaço foi uma maneira de agregar às ações e expandir oportunidades com marcas parceiras, com o objetivo de gerar um conteúdo de qualidade, conseguir mais audiência e reverter esse resultado em compras – quem não teve a chance de visitar a loja, pode comprar os itens disponíveis com só um clique a partir de links nos posts dos criadores de conteúdo presentes.

Cada venda efetuada resultou em uma comissão para o influenciador em questão.

¹Dados:

+362% de aumento de receita da AMOBELEZA

+241% de aumento de receita da AMARO

+6.603% de aumento de receita da BIOSSANCE

+1.405% de aumento de receita da FARMAMAKE