Com o objetivo de aprofundar o seu compromisso com a sustentabilidade, o Makro Atacadista firma parceria com a ONG World Wide Fund for Nature – Brasil (WWF-Brasil ), que faz parte de uma rede internacional comprometida com a conservação da natureza, sem deixar de levar em conta o contexto social e econômico de cada país em que atua.
A parceria entre Makro e WWF nasceu da vontade da empresa em aprimorar as diversas iniciativas de sustentabilidade já desenvolvidas na sua estratégia de negócios, aproveitando a experiência de mais de 40 anos da entidade, responsável por marcos ambientais como o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado e o Projeto Tamar.
Fotos: Divulgação.
A empresa hoje conta com 78 lojas espalhadas por todo o território nacional, tem entre seus valores corporativos a preservação do meio ambiente.
Assim, além de fazer parte da realidade das empresas do grupo, a sustentabilidade vem ganhando espaço dentro dos negócios e nas discussões estratégicas de diversas áreas da companhia.
Efetivamente, o Makro desenvolve ações sustentáveis em suas unidades de negócio, do escritório central, às lojas, postos de gasolina e restaurantes.
Na mais nova unidade, aberta no norte de Sorocaba em maio deste ano, foram promovidas inovações importantes, como por exemplo: a utilização de 100% de lâmpadas de LED, que além de ser mais econômicas, não possuem compostos que podem contaminar o meio ambiente após o descarte; ilhas de frios com balcões com tampa para melhorar a eficiência energética; lentes prismáticas no telhado para aproveitar a iluminação durante o dia.
Além disso, a empresa já tinha promovido a otimização da sua logística de distribuição nacional; a coleta de óleos de cozinha dos restaurantes Makro; o uso de papel de fontes certificadas para impressão do Jornal Makro de Ofertas (cerca de 600 mil exemplares quinzenais), além de ações sociais espalhadas por todo o Brasil.
Estas iniciativas têm como principal objetivo construir uma empresa ecologicamente eficiente: o que significa que, para isso, além de funcionários engajados, o Makro busca envolver uma cadeia ainda maior, incluindo fornecedores, clientes, comunidade e parceiros de negócio.
Como há um grande caminho pela frente, para avançar de maneira consistente neste tema, foi criado um Comitê de Sustentabilidade, denominado Mundo Makro, formado por funcionários voluntários de diversas áreas da companhia, reforçando que para o atacadista, a sustentabilidade está em todos os setores e que qualquer funcionário pode ser um agente transformador.
O propósito do grupo é buscar iniciativas que entrelacem a sustentabilidade com o negócio em todas as suas esferas, sejam elas sociais, econômicas ou ambientais.
Além do Comitê de Sustentabilidade, a empresa também tem campanhas como o Programa de Geração de Ideias, que promove a participação e engajamento de todos os funcionários, fazendo com que possam sugerir ideias que promovam a redução de custos, incentivo à criatividade, ganho da produtividade, além da proteção ao meio ambiente.