Experiência de Marca

Manaus na Olimpíada vai fazer história... pela distância

O anúncio das cidades-sede do futebol nos Jogos Olímpicos do Rio feito pela Fifa no dia 16 de março, já colocam as Olimpíadas em um patamar histórico: a mais distante da história.

O anúncio das cidades-sede do futebol nos Jogos Olímpicos do Rio feito pela Fifa no dia 16 de março, já colocam as Olimpíadas em um patamar histórico: a mais distante da história.

Desde 1896, na primeira edição dos Jogos Modernos, a Olimpíada tem uma cidade-sede e usa, quando necessário, cidades alternativas para conseguir abrigar todas as modalidades.

Em 119 anos de Jogos, apenas cinco cidades mais de 1.000km distantes do centro dos Jogos abrigaram eventos olímpicos. Após o Rio 2016, o número quase dobrará, chegando a oito com as participações de Manaus (AM), Brasília (DF) e Salvador (BA). Manaus é a sede mais distante dos últimos 30 anos de Jogos, e a quarta mais longe da história.

Foto: Getty Images.
Arena da Amazônia será palco de partidas de futebol no Rio 16.
Arena da Amazônia será palco de partidas de futebol no Rio 16.

No Top 10 das cidades mais distantes da sede original na História dos Jogos, o Rio 2016 emplacará três, o maior número entre todas as edições. Manaus (2.850km distante do Rio), Brasília (1.330km) e Salvador (1.211km) ocuparão, respectivamente , a quarta, a sexta e a sétima posição nesse ranking.

Manaus só perde para EUA em 1984 

A Capital do Amazonas é a cidade mais distante da sede a receber um evento olímpico das últimas três décadas. Nenhum evento foi realizado tão distante nas últimas sete edições.

Antes de Manaus bater o recorde, os 1.959km que separam Pequim de Honk Kong (que sediou o hipismo em 2008) estavam no topo da tabela. A Arena da Amazônia é quase 1.000km mais distante do Rio do que a Capital chinesa, sede dos jogos de 2008, é de Honk Kong.

Historicamente, apenas três cidades superaram Manaus em distância. O bronze e a prata ficam para os jogos de Los Angeles, em 1984. Na época, metade do torneio de futebol foi transferido para o Leste do país. Boston (4.169km) e Annapolis (3.742km) receberam eventos enquanto a pira olímpica estava acesa do outro lado do país.

O primeiro lugar do ranking é de uma situação peculiar. O hipismo dos Jogos Olímpicos de 1956, em Melbourne, na Austrália, foi disputado cinco meses antes, em Estocolmo, Suécia, quase 16 mil quilômetros, um oceano e várias fronteiras de distância.

As competições ocorreram cinco meses antes dos Jogos oficiais, tudo por conta das duras leis de quarentena de animais na Austrália, que impediram os cavalos de entrarem no país.

Fonte: ESPN/Thales Machado.