Consolidada em São Paulo há quatro anos, a ‘Virada Sustentável‘ chega à Capital amazonense, e, pela primeira vez, na Região Norte do País.
Coordenado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o evento está marcado para os dias 25 e 26 de julho, em seis pontos diferentes da cidade. Atividades educacionais, de conscientização e sustentabilidade são o foco da ação.
O evento não governamental, conta com o apoio e participação de várias instituições que fazem parte do Conselho Criativo: Manaus Ambiental, Movimento Ficha Verde, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Global Shapers Manaus, RP Manaus, Fotoclube Lentes da Amazônia, OndeDescarto.com, Ingages, Studio Caboco, Caboquês Ilustrado, ONG Transformação, Escoteiros do Brasil no Amazonas, Amazônia Cabo, Pedala Manaus e Projeto Socioambiental Meu Ambiente.
Foto: Jordânia Gama.
Em entrevista ao Portal Amazônia, o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, fala da importância de consolidar o evento na região amazônica.
“Manaus como umas das Capitais com a maior concentração verde do País deve ser exemplo em preservação, em sustentabilidade. A iniciativa da Virada Sustentável tem o intuito de despertar nas pessoas o desejo de praticar a sustentabilidade, seja em pequenas ações individuas ou em grandes projetos em grupos.”, destacou Virgílio.
O superintendente chama a atenção para as pessoas, grupos, empresas, escolas e comunitários que tiverem interesse em participar e fazer parte da programação nos dois dias do evento. Conforme Virgílio, quem tiver um projeto de ação que envolva a temática deve acessar o site e preencher a ficha de proposta de atividade para a Virada Sustentável Manaus.
Entre os parceiros do evento estão o Grupo Amazônia Cabo: Portal Amazônia, Amazon Sat, CBN Amazônia e Rádio Echos da Amazônia. Com o comprometimento em apoiar e elaborar projetos ligados ao meio ambiente e educação na Amazônia, o grupo participa efetivamente da Virada Sustentável, na ampla cobertura nas mídias de comunicação e atividades.
Segundo a coordenadora de sustentabilidade do grupo, Karen Stemmpozeskas, o plano de trabalho no evento envolve três atividades. A primeira será com a participação do programa ‘Eu sou o Bicho‘. Voltado ao público infantil sobre educação ambiental e conhecimento sobre animais da Amazônia, promove a doação de animais em parceria com uma ONG.
A segunda atividade que o grupo Amazônia Cabo disponibiliza é uma oficina de fotografia. A aula é voltada ao público amante de fotos, ensina técnicas simples de como fazer uma boa imagem, por meio de dispositivos móveis. Ao final da oficina as melhores fotos serão publicadas no site Portal Amazônia.
A terceira e última atividade será a Oficina de Vídeos. Voltado ao público amador, o curso será ministrado por profissionais do grupo, que ensinarão técnicas simples para produção de vídeos, por meio de dispositivos móveis e câmeras fotográficas não profissionais. Todas as atividades serão gratuitas.
A programação completa do evento está disponível no site oficial da Virada Sustentável.