Moradores da Mooca, Zona Leste de São Paulo (SP), realizaram no dia 17/08 uma ocupação na subprefeitura do bairro, a fim de propor novos usos para os espaços públicos, com mais árvores e mais segurança para pedestres e ciclistas.
Além de pedir a revitalização do local do bairro, o Festival Casa de Formiga também teve como objetivo eliminar a relação de consumo estabelecida com o cenário urbano.
A ocupação foi proposta pelos integrantes do Movimento Casa de Formiga da Mooca, que promoveram oficinas de bike, pintura e hortas verticais, além de pintura corporal, exposição de fotos e até uma feira de trocas de objetos.
Todas as pessoas que passaram pelo local foram convidadas a participarem das ações gratuitas, que também incluíam um sarau literário e um piquenique, produzido com os alimentos levados pelos participantes.
O evento foi celebrado, paralelamente, ao aniversário do bairro tradicional, mas o local onde se deu a ocupação é um dos mais degradados da Mooca. Além do prédio da subprefeitura, a praça também abriga aparelhos de ginástica e brinquedos (quebrados), e tem atraído usuários de drogas e pessoas de rua, ocorrência relatada por quem passa pelo local.
Segundo o Estadão, os mais de 75 mil moradores do bairro vão ganhar um parque no ano que vem. A verba necessária deverá ser de 10,5 milhões. A subprefeitura, por outro lado, não deu informações sobre melhorias na praça em que ocorreu a ocupação.