Para grande parte das pessoas, os estereótipos são uma forma eficiente de organizar o mundo, com suas diferentes culturas e nações. Construídos por meio de lembranças e imagens mentais padronizadas, eles representem uma visão, opinião ou julgamento do que é diferente. Apesar de o mundo estar se tornando cada vez mais conectado, e o acesso à informação facilitado, os estereótipos ainda têm força.
Interessada em mapeá-los, a JWT Intelligence desenvolveu, com a colaboração da JWT Sonar, um estudo com mais de seis mil pessoas, com mais de 18 anos de idade, de 27 países.
Denominada “Personality Atlas”, a pesquisa teve como objetivo redesenhar o mapa-múndi a partir de características semelhantes encontradas na percepção que as pessoas têm de seus próprios países e dos demais.
A pesquisa resultou em dois novos mapas: o primeiro, “Stereotype Map”, baseado na forma como a população mundial enxerga determinados países. O segundo, denominado “Introspection Map”, retrata a forma como os próprios países se veem.
Para divulgar este resultado, a JWT Intelligence estabeleceu uma parceria com a Agência Casa, que desenvolveu o website “Personality Atlas”, lançado juntamente com a pesquisa completa durante o Cannes Lions, o maior Festival de Publicidade do mundo, realizado em Cannes, na França, na última semana.
Trata-se de um ambiente interativo que permite ao usuário conhecer os mapas redesenhados e responder a um quiz, que determina em qual estereótipo de país sua personalidade se encaixa.
O website conta com uma interface amigável e ilustrada, que convida o usuário a conhecer o resultado deste estudo de forma diferente e inovadora. Ao terminar de responder as perguntas do quiz, o participante conhece a nação com a qual sua personalidade se assemelha e pode compartilhar seu resultado nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+, ou ainda utilizando as hashtags #PersonalityAtlas e #Team(Nome do Continente).
O “Stereotype Map” é dividido em oito diferentes regiões, baseadas em características parecidas encontradas entre a forma como o mundo enxerga determinados países, a Funlandia, por exemplo, une Espanha, Brasil e Itália em um mesmo continente de acordo com traços apontados durante a pesquisa, como bom-humor, carisma e alegria.
Já a Uniformany une Japão, Hong Kong e Alemanha por características como disciplina e interesse por tecnologia e pelo trabalho. O “Introspection Map” também divide o mundo em oito regiões, porém baseado na forma como os próprios países se enxergam, o que demonstra algumas diferenças de percepção.
No Stereotype Map, a Itália faz parte da Funlandia, já no Introspection Map, o país incorpora a região chamada Culturis que, junto a países como França e Reino Unido, se descreveram como cultos, bem-humorados e polidos, por exemplo.
Este redesenho consegue mostrar quais países se aproximam em questão de personalidade, mesmo que suas reais fronteiras estejam distantes. O relatório mapeia lacunas na percepção que os habitantes locais têm de seus países em comparação com a percepção da população mundial, oferecendo insumos para que profissionais de marketing possam reorganizar essas visões, contribuindo na expansão para novos mercados ou reforçando a presença em outros.
É possível ter acesso aos mapas, assim como ao estudo completo, por intermédio do website “Personality Atlas”.