Experiência de Marca

Mapfre apoia exposição de Erwin Wurm no Centro cultural Banco do Brasil

Pela primeira vez no País, artista expõe cerca de 40 obras no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, a partir de 25/01, com curadoria de Marcello Dantas

O Brasil se prepara para receber mais uma grande exposição. Trata-se da mostra ‘O Corpo é a Casa’, do artista austríaco Erwin Wurm, que estreia no próximo dia 25/01, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo.

Após viabilizar exposições que receberam grande número de visitações em 2016, como “O Triunfo da Cor. O Pós-Impressionismo: obras-primas do Musée d'Orsay e do Musée de l'Orangerie”, “Paisagem nas Américas” e “ComCiência”, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE, por meio do copatrocínio à mostra, possibilita ao público explorar o mundo de um reconhecido artista contemporâneo. 

Por meio das mais de 40 obras que compõem a exposição, Erwin Wurm promove um deslocamento de elementos do dia-a-dia para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares, como casas, carros, roupas e alimentos, para um contexto inesperado, engraçado e, ao mesmo tempo, crítico em relação à sociedade atual. A mostra, que é a primeira do austríaco no país, terá curadoria de Marcello Dantas.   

 Um dos destaques, ‘A Casa Gorda’ (2003), que pesa duas toneladas e possui dimensões gigantescas, ficará exposta no térreo do CCBB. Na série ‘O artista que engoliu o mundo’ haverá uma seleção de trabalhos que discute a presença de Erwin em sua obra. 

 Já na ‘Esculturas de um minuto’, os visitantes terão a oportunidade de interagir por sessenta segundos com as obras. ‘Dentro de casa’ e ‘Comida’ são outras séries que também integram a exposição.  “Proporcionar o acesso à cultura de forma gratuita é uma das estratégias do GRUPO para fomentar a disseminação da arte à população. Por isso, o GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE investe em iniciativas culturais capazes de ampliar os horizontes da população, democratizando a informação e a socialização do conhecimento”, comenta Roberto Barroso, presidente do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE nas áreas de Vida, Rural e Habitacional.

 Além das esculturas, treze vídeos do austríaco também estarão espalhados pelo espaço, em lugares inusitados, como banheiros, corredores e elevadores. E até a fachada do prédio receberá alguns objetos que Erwin criou para interagir com as pessoas que passarem pelo local. “Erwin Wurm é sem dúvida um dos grandes artistas da atualidade e suas obras, com um toque peculiar de humor, suscitam uma reflexão sobre a nossa relação com objetos do cotidiano. Ao utilizar formas variadas (esculturas, vídeos, instalações, performances e intervenções) para desafiar formatos tradicionais presentes no dia a dia, Erwin Wurm atrai a atenção dos apreciadores tanto de arte conceitual quanto interativa, reforçando a máxima de que a arte é a expressão da alma e do pensar de uma sociedade ”, explica Luiz Gutiérrez, presidente do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE em Auto, Seguros Gerais e Affinities.

 A exposição fica no CCBB SP até 03 de abril e, na sequência, segue para as unidades do CCBB nas cidades de Brasília (de 21/4 a 26/06), Belo Horizonte (de 11/7 a 18/09) e Rio de Janeiro (de 11/10 a 08/01/2018).

Serviço

Exposição O Corpo é a Casa

Onde: CCBB São Paulo

Data: De 25 de janeiro a 03 de abril

Local: R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo – SP, 01012-000

Horários de visitação: De quarta a segunda, das 9h às 21h

Entrada: GRATUITA

Mais informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/erwin-wurm-o-corpo-e-casa/