A empresa turca Pugedon lançou, recentemente, esta espécie de vending machine que tem como objetivo incentivar a reciclagem, e, ao mesmo, tempo ajudar a alimentar animais de rua.
A máquina foi colocada num parque da cidade de Istambul para que as pessoas pudessem testá-la. Ao depositar garrafas pet, a máquina dispensa ração para os animais.
Além da ração, há também um recipiente para água que as pessoas podem encher com o que restar das garrafas ou com água propositadamente levada para esse fim.
Foto: DR/ P3.
Istambul tem 14 milhões de habitantes e cerca de 150 mil cães e gatos de rua. Os turcos não têm um histórico sustentável no que diz respeito aos direitos dos animais: em 2012, o Governo propôs uma lei que previa o envio de cães de rua para “parques de vida selvagem” na periferia da cidade, mas a indignação de ativistas acabou fazendo a proposta cair.
Esta proposta — lembraram os ativistas, citados pelo mesmo site — fazia lembrar uma outra lei, de 1910, que possibilitava o envio de animais abandonados para uma ilha sem qualquer alimento disponível.
O produto da Pugedon, registado em fevereiro, começa agora a chegar a outras cidades turcas como um projeto socioambiental e com o apoio de ativistas, veterinários e marcas de ração, que já se associaram à causa. Ainda não há informações quanto à comercialização do produto e possível exportação para outros países.