Para incentivar, fomentar, disseminar e fortalecer a economia criativa em Mato Grosso são alguns dos objetivos da Maratona de Negócios Criativos, que foi lançada nesta quarta-feira (17.08), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. Na ocasião será proferida a palestra “A nova economia: quem são os novos empreendedores e o que podemos aprender com eles”, com Adriano Silva, do projeto Draft, plataforma de conteúdo que acompanha e registra o impacto do empreendedorismo criativo no País. Ainda teve a apresentação do E-Strings, projeto inovador que reúne música eletrônica, instrumentos convencionais e tecnológicos em um show de cores, luz e som.
“A economia criativa representa uma atividade econômica que tem como valor agregado a criatividade, um potencial rico que Mato Grosso tem para ser ampliado nesse segmento e que precisa de suporte, de políticas públicas a fim de ser desenvolvido em sua plenitude”, explica o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.
Iniciativa do Governo de Mato Grosso, o programa MT Criativo foi lançado em setembro do ano passado e envolve cinco Secretarias (Cultura, Educação, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Assistência Social e Ciência e Tecnologia), além do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI).
A Maratona, um subprojeto do programa, é composta por atividades como palestras, minicursos, oficinas e consultorias direcionadas a empreendedores dos segmentos criativos, estudantes e demais interessados no assunto.
Serão 10 edições mensais, com início já em agosto deste ano e encerramento em julho de 2017, com exceção do mês de janeiro. Para este mês estão programadas diversas atividades, que serão realizadas entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro. As inscrições já estão abertas e as informações estão disponíveis no site www.mtcriativo.mt.gov.br.