Um campeonato de videogame só para torcedores de Atlético, Flamengo, Fortaleza e São Paulo, que contou com a participação de jogadores.
Um vídeo com contratações e gols marcados por alguns jogadores nos últimos cinco anos do Palmeiras. Uma live com ídolos históricos de Atlético, Corinthians e Vasco.
O melhor do marketing esportivo está aqui.
As últimas novidades do mercado de brand experience estão aqui.
Nos últimos dias, os clubes começaram a ver diversas ações serem feitas para seus torcedores. O fator em comum é que todas elas foram iniciativas que partiram dos patrocinadores, e não deles.
“A ideia dessa ação foi proporcionar à população momentos de lazer que são tão importantes nesse período que estamos vivendo, além de, claro, continuarmos, como sempre, com o nosso incentivo e patrocínio ao esporte brasileiro“, justificou Rodrigo Resende, diretor de Marketing e Novos Negócios da MRV, ao comentar sobre o “Copa em Casa MRV”, iniciativa que uniu torcidas dos quatro times que são patrocinados pela empresa.
No dia 22 de abril, a construtora transmitiu as finais da competição virtual ao vivo no YouTube.
Há algumas semanas, o Banco BMG também havia sido protagonista. Criou uma iniciativa para unir Atlético, Corinthians e Vasco em uma live realizada com ídolos de cada um dos times.
A iniciativa foi a primeira ação que ganhou mais destaque realizada por um patrocinador dentro do futebol brasileiro.
O Banco ainda atuou junto com o Corinthians na promoção de lives com ex jogadores do clube em que há o incentivo para que sejam feitas doações para ajudar no combate ao Coronavírus.
Quem também decidiu ativar o patrocínio ao clube de quem é parceira foi a Crefisa com o Palmeiras. A instituição publicou um vídeo com apresentações de jogadores ao time paulista e gols importantes que eles marcaram nos últimos cinco anos, ou seja, desde que começou o patrocínio. A ideia foi reforçar o status que o Banco tem de “grande apoiador” do clube.
No começo de abril, o BS2 também havia ativado o Flamengo com a criação de uma playlist no Spotify dedicada ao clube. O Banco tem feito diversas ações para a torcida, boa parte delas sem depender do relacionamento com o time carioca.
As iniciativas dos patrocinadores contrastam com algumas poucas ações que têm sido lideradas pelos clubes. Com o foco em produção de conteúdo digital para o torcedor, muitas vezes os times têm deixado de lado o envolvimento do patrocinador.
Com os jogadores em férias até o final do mês, os clubes têm recorrido ao arquivo de jogos e à história para engajar o torcedor. Assim, resta ao patrocinador procurar manter, por conta própria, o seu relacionamento aceso com o torcedor.