Com o crescimento e profissionalização do Carnaval de Rua, as marcas de cerveja passaram a aumentar os investimentos e patrocínios em blocos e na folia em cidades além do eixo Rio-São Paulo-Salvador-Recife. Embora as empresas não abram valores, o número de cidades apoiadas e o de blocos patrocinados foi maior no Carnaval 2018.
A Skol, marca da AmBev, é a cerveja oficial do Carnaval de Rua de São Paulo pelo segundo ano consecutivo e patrocina em todo o País cerca de 600 blocos, trios e festas. Ao todo, são 30 cidades apoiadas – dez a mais do que no ano passado – incluindo destinos menos concorridos como Porto Alegre, Vitória, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Belém, Teresina, Cuiabá, Porto Velho e Ribeirão Preto.
No Rio de Janeiro e em Brasília, a AmBev manteve o patrocínio da festa nas ruas com a marca Antarctica. No Rio, o número de blocos patrocinados ou apoiados individualmente cresceu de 350 em 2017 para 400 em 2018.
A folia nas ruas, segundo O Globo, passou a concentrar a maior parte dos investimentos da companhia para o Carnaval. Desde o ano passado, por exemplo, a AmBev deixou de patrocinar diretamente o famoso Camarote da Brahma, que virou Camarote Nº 1, que passou para as mãos do empresário José Victor Oliva.
“A gente está no Carnaval de Rua. É para onde as pessoas estão migrando. O Carnaval vem crescendo e se democratizando muito, isso quer dizer que ele está cada vez mais em áreas diversas. O Carnaval de São Paulo começou tímido. E a verdade é que o paulista se jogou geral, está curtindo loucamente e está adorando essa história.” , diz Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de Marketing da Skol.
Os maiores investimentos da marca estão nos carnavais de São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte. Na Capital paulista, a Skol está com espaço próprio no Largo da Batata, em Pinheiros, com atrações como montanha-russa e chuveiro de glitter.
Heineken vai de Amstel, Devassa e Schin
O grupo Heineken está presente em mais de 300 ativações pelo País por meio das marcas Amstel, no Sudeste, e Devassa e Schin, no Nordeste. A Amstel fez sua estreia no carnaval de Belo Horizonte, com o patrocínio de oito blocos de rua e de shows no Mirante BH. São ao todo 40 blocos apoiados pela marca em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
"Desde que a marca chegou ao Brasil em 2015, também durante o Carnaval, nós dobramos os nossos investimentos nos blocos de rua.", afirma Eduardo Picarelli, diretor da Heineken Brasil.
Em São Paulo, a Amstel está presente em dez blocos, como Acadêmicos do Baixo Augusta, Confraria do Pasmado e Casa Comigo, os quais desde o ano passado a marca da Heineken mantém parceria, patrocinado espaços com programação pré-folia e paralela.
A marca patrocina ainda o “Nosso Camarote”, espaço VIP na Sapucaí comandado por Ronaldo Fenômeno e da promoter Carol Sampaio, além de um espaço exclusivo da marca em Juquehy, litoral Norte de São Paulo.
Já a Devassa mantém presença em camarotes em Salvador e em Olinda. A Schin, por sua vez, segue no apoio a trios e blocos em Salvador, além de um camarote próprio no circuito Barra-Ondina. Em Recife, a marca patrocina Bal Maqué e o Camarote Paradise.
Itaipava é a cerveja dos sambódromos
O Grupo Petrópolis, domina neste ano a presença nos desfiles das escolas de samba. A Itaipava se mantém como patrocinadora da Marquês de Sapucaí, no Rio, e neste ano foi também a cerveja oficial do Anhembi, em São Paulo. A marca é a única cerveja com camarote exclusivo para convidados na Sapucaí.
A Itaipava também decidiu apoiar os shows do Terreirão do Samba, no Rio, além de patrocinar dez quadras de escolas de samba do Rio. A marca apoia ainda o Olinda Beer, Camarote Spettus e Camarote Boa Viagem, em Pernambuco, os camarotes Club e Harén, em Salvador, e o Oba Festival, em Votuporanga, no Interior de São Paulo.