Experiência de Marca

Marcas investem em ações que impactam os cariocas

Listras, flores e pássaros irão enfeitar a orla no desenho de 30 mil novos guarda-sóis que serão distribuídos aos barraqueiros. A estampa foi criada pela Farm, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.

A partir deste mês, as areias das praias cariocas ganharão um colorido diferente. Listras, flores e pássaros irão enfeitar a orla no desenho de 30 mil novos guarda-sóis que serão distribuídos aos barraqueiros. A estampa foi criada pela Farm, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.

A apropriação do espaço físico da cidade para reforçar a imagem de marcas é uma estratégia que vem sendo cada vez mais usada por empresas no Rio de Janeiro. Indo além da propaganda tradicional em revistas e outdoors, elas apostam na ideia de que não basta divulgar, tem que participar.

Foto: Divulgação.

marcas em acao no rio de janeiro

De um lado, prestam um serviço ao carioca. Na outra ponta, ganham publicidade gratuita em espaços nobres da cidade, além de reforçar uma imagem positiva diante de potenciais clientes.

No caso da Farm, a ideia reforça ainda mais o DNA carioquíssimo da marca, que ganhou notoriedade nos corredores da Babilônia Feira Hype e se notabilizou pela estamparia.

“A Farm se legitimou muito por meio da identidade com o Rio. Essa foi uma forma de devolver para a cidade o que ela dá para a gente em termos de inspiração criativa.”, afirma Carlos Math, gerente de branding da grife de roupas.

No mundo da publicidade, essa tática tem o nome de “marketing de ativação”, explica Patrícia Cerqueira Reis, professora da ESPM e diretora da Hod Comunicação. “Isso acontece quando uma empresa presta um serviço ou um produto que está descolado do negócio principal dela, mas está dando visibilidade para a marca. O retorno não aparece no fechamento de negócios imediatos, e sim na percepção que as pessoas têm na marca.”, diz ela.

Eventos como a Copa, as Olimpíadas e o aniversário de 450 anos da Capital intensificam a procura das empresas por ações que possam projetá-las na cidade. Outro fator que estimula a investida de empresas do dia a dia do carioca é a chegada do verão.

Uma das ações de marketing promocional conhecidas nesta época é a instalação da academia que funciona gratuitamente no Posto 10, em Ipanema.

Inaugurada em dezembro, ela funcionará até o início de fevereiro. Um dos patrocinadores é o Banco Santander. “Esse tipo de ação estreita o relacionamento com a população e aumenta a afinidade com a marca. É possível proporcionar uma experiência diferenciada para a população e associar a marca a benefícios que vão além da relação comercial.”, afirma Marcos Madureira, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Banco.

No ano passado foi criada a Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias Público-Privadas, que atualmente cuida dos contratos de concessão do mobiliário urbano da orla, dos quiosques e das bicicletas do projeto Bike Rio. Segundo Jorge Arraes, secretário da pasta, essas outorgas de áreas públicas renderam R$ 100 milhões aos cofres municipais em 2014.

Para Patrícia, da ESPM, empresas que sabem trabalhar bem sua imagem tem muito a ganhar. “Hoje em dia, é muito importante ter uma empresa com boa reputação, que é percebida como uma empresa responsável e preocupada com o bem estar. As marcas têm um ativo intangível que responde por 60% de seu valor. E esse ativo é a percepção que o público tem dela.”, diz.

Arraes avalia, no entanto, que esse intercâmbio entre poder público e privado tem que ser controlado. “Obviamente que precisa ter uma regulamentação, senão a cidade vira um outdoor, e esse não é nosso objetivo.”, afirma.