Grandes marcas estão de olho no cobiçado potencial do mercado catarinense, que tem expectativa de atrair 8,9 milhões de turistas nesta temporada. Elas aproveitam o período mais quente do ano para atrair a atenção do consumidor em ambientes descontraídos e promover interações de engajamento. Experiências cheias de atitudes e inovadoras, em multiplataformas, são destaque quando o assunto é marketing promocional. Estas são as características de dois projetos da RBS SC que atraíram grandes marcas como patrocinadoras. A partir de 7 de janeiro, entram em cena nas praias catarinenses a 3ª edição do Conexão Verão e a 11ª edição do Floripa Tem.
Com belezas naturais privilegiadas e a economia fortalecida, Santa Catarina reúne fatores que atraem atenção especial de grandes patrocinadores nacionais por conta das boas oportunidades de investimento em ações que aproximam o público no momento de lazer e das férias. Além disso, o crescimento do investimento do setor publicitário também encontrou forças por conta da expectativa de receber milhões de turistas nacionais e internacionais, segundo a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
Diante deste cenário, a RBS SC reforçou a parceria com anunciantes nacionais e fortaleceu vínculos com marcas regionais. “Desenvolvemos os Projetos de Verão pensando na enorme parcela de audiência e no destaque que Santa Catarina recebe durante esta estação do ano, criando oportunidades únicas de engajamento entre marcas e consumidores. Metade da verba para o Projeto Verão 2017 corresponde a patrocinadores nacionais, um crescimento de 30% sobre o ano passado”, afirma Delton Batista, diretor de negócios da RBS SC.
As marcas Devassa, Intimus, Kibon, McDonald’s, Shaefer Yachts, Santander, Imperatriz e Fuit-Tella chancelam o projeto Floripa Tem. Já a comercialização do Conexão Verão centrou em parcerias regionais, representadas por Sicoob, Kia Power Imports, Drogaria Catarinense e UniSociesc.
Realizados paralelamente, mas com foco em públicos de diferentes regiões, os eventos ocorrem em ambientes abertos e públicos, funcionando como uma vitrine das marcas. “Saem na frente as empresas que apostam em integrar suas estratégias de comunicação com ações de relacionamento e experiência direta com seus consumidores. A visibilidade de marca gerada pelas ações dos projetos se potencializam com o uso das plataformas de TV, Rádio, Jornais e Digital”, afirma Batista.
Na opinião de Tiago Maia, gerente de eventos da RBS SC, à frente do Projeto Floripa Tem, quando o evento envolve, principalmente, os patrocinadores de produtos com sazonalidade, como sorvete e cerveja, concentra muitas ações promocionais de estímulo ao consumo nesta época. “O evento vem na contramão da crise e praticamente triplicamos o número de apoiadores no projeto, fato que mostra a força de Florianópolis no verão para o mercado nacional e regional”. Conforme explica Maia, a expectativa para 2017 é a melhor possível. “Mudamos a logomarca e a identidade visual do Floripa Tem, temos muitas ações de marketing, redes sociais, três shows nacionais e diversas atividades esportivas ao ar livre”, disse.
Além disso, a parceria com as influenciadoras digitais, que atingem o público-alvo do evento e o público final dos patrocinadores, garante maior visibilidade de forma rápida e eficiente. “A agilidade com que conseguimos nos comunicar com nosso consumidor final é imprescindível para que o evento se consolide cada vez mais como um dos maiores eventos de Santa Catarina”, observa Maia.