Um dos elementos mais importantes para grandes marcas é o logo. Ainda que haja algo diferente com um ícone como o do Google, os formatos e cores empregados há anos fazem com que associemos imediatamente aquela figura à marca. A importância do logo é tamanha, que foi justamente esse o instrumento utilizado por uma ação de incentivo à doação de sangue.
Na campanha “#MissingType” (“Letra perdida”, em tradução livre do inglês), realizada pelo NHS Blood and Transplant, contou com a ajuda de gigantes como Google e Microsoft, que doaram as letras “A”, “B” e “O” de suas identidades visuais para chamar a atenção do público. A retirada desses elementos corresponde aos tipos sanguíneos existentes.
A ação foi desenvolvida pela agência londrina Engine Group e teve sua primeira edição no ano passado. Este ano a campanha se repete entre os dias 16 e 21 de agosto e tem como objetivo incentivar mais pessoas ao redor do mundo a doarem sangue, ajudando 25 bancos em 21 de países ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Canadá, Singapura, África do Sul e Austrália.
As marcas envolvidas na ação podem ser acompanhadas através da hashtag #MissingType nas redes sociais até o fim da campanha.