Neste momento de extrema necessidade pela preservação da vida, no qual ter empatia e agir com responsabilidade têm sido fundamentais, a sinergia entre marcas se torna ainda mais significativa, porque possibilita ampliar o alcance e atuar com mais agilidade nas áreas de baixa renda e alta vulnerabilidade.
Com esse propósito, em parceria inédita, Fiat, Nivea, Sabesp, Deep, Instituto Olga Kos e a agência de propaganda Leo Burnett Tailor Made uniram esforços em uma ação co-branding que visa facilitar o acesso a itens de higiene essenciais em meio à pandemia do Covid-19.
O melhor do marketing social está aqui.
A ação de marketing social visa entregar um total de 230 mil produtos de higiene pessoal a 53 instituições, envolvendo cerca de 60 mil pessoas beneficiadas.
As doações tiveram início agora em abril e serão realizadas até maio, com entregas feitas em ciclos de 15 em 15 dias, para suprir o maior número possível de beneficiários durante o período em que as autoridades de saúde consideram o mais crítico da contaminação pelo Covid-19.
Produtos disponibilizados pela Nivea serão levados em carros da Fiat às cinco principais regiões metropolitanas de São Paulo com maior concentração de pessoas em situação de rua ou que moram em áreas de alta vulnerabilidade social e ambiental (considerando-se o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social – IPVS).
A Nivea, presente no lar de milhões de brasileiros, está produzindo álcool em gel em sua fábrica em Itatiba, Interior de São Paulo. O produto será dividido em frascos, e cerca de 10 mil unidades serão distribuídas na ação.
Com o objetivo de fornecer um kit de higiene e cuidado pessoal, a Nivea vai doar 200 mil sabonetes em barra, 10 mil sabonetes líquidos e 10 mil cremes em áreas de alta vulnerabilidade social (entre elas, a região do córrego Zavuvus, na Zona Sul da Capital, onde a Sabesp está ampliando a infraestrutura de coleta e o tratamento de esgoto por meio de obras que já estão em execução dentro do programa “Novo Rio Pinheiros”, que visa despoluir os córregos afluentes do rio.
Essas áreas são regiões cujos habitantes vivem com até meio salário-mínimo/pessoa por mês na família. A Deep será o hub que vai organizar as doações, acionando as lideranças comunitárias e organizando o fluxo de distribuição.
O Instituto Olga Kos, ONG que já atua desde 2007 em São Paulo, também está ajudando a fazer a intermediação nas regiões de baixa renda e alta vulnerabilidade.
A Fiat entrará com sua frota para viabilizar o deslocamento e a entrega nesses centros, percorrendo cerca de 30 mil quilômetros durante todo o período da ação de marketing social.
A Leo Burnett, por sua vez, que tem a Fiat e a Nivea como seus clientes, está à frente da criação e do planejamento da iniciativa, colocando todas as empresas juntas nessa parceria.