O ano de 2013 trouxe muitas alegrias para a Marcativa. No ano em que completa seu sétimo aniversário, ela foi destaque no mercado nacional por intermédio de cases que renderam reconhecimento e prêmios importantes.
Aline Lazar de Sá, sócia-diretora de atendimento da Marcativa, diz que a agência está cheia de planos para 2014. “Será o ano do live marketing. Já temos em vista grandes projetos”.
Marcativa foi eleita a melhor agência N/NE pelo Ampro Globes Awards 2013 pela segunda vez. Foi também a única do Nordeste a concorrer e ganhar prêmios na etapa nacional do Ampro Globes Awards 2013, com três cases premiados: o Hotel Skol faturou Prata na categoria “Campanha de Percepção de Marca e Experimentação”; o Galo Skol levou Prata na categoria “Melhor Campanha de Responsabilidade Social” e o Outubro Rosa (2012) levou Prata na categoria “Melhor Campanha de Baixo Investimento”.
Também conquistou seis prêmios da etapa regional Nordeste do Ampro Globes Awards 2013 – dois Ouros, três Pratas e um Bronze. O Galo Skol também levou o Grand Prix do Prêmio Colunistas N/NE.
Em 2014, a agência pretende ampliar o campo de atuação. Com eventos como Copa do Mundo da Fifa, eleições, Carnaval e São João, o ano promete ser agitado para os anunciantes, e o aumento do investimento em comunicação é mais do que esperado. O setor de marketing digital da agência deve triplicar a capacidade de atendimento até o fim de 2014.
“Estamos investindo em contratações de especialistas e fazendo parcerias com fornecedores-chaves. Com os novos clientes, conquistados recentemente, muita coisa bacana está sendo planejada para 2014. Será um ano de grandes inovações.”, garante Aline Brault, sócia-diretora de criação.
“A agência atua em todos os campos da comunicação, mas sentimos que alguns setores precisam ser ampliados para acompanhar a crescente demanda. Investir no setor digital é crucial para esse próximo ano”, conclui Lazar.
Principais Ações Realizadas em 2013
A Marcativa fez, para a Skol, um grande presente para o Carnaval de Recife que foi o Galo Skol, com 15 m de altura, 12 toneladas, construído com mais de 37 mil latinhas, unindo o sustentável, o social e o cultural. A escultura foi produzida em homenagem ao Galo da Madrugada e concorreu ao Guinness Book na categoria “obra de arte com o maior número de latas do mundo”.
Veja vídeo:
Carnaval de Salvador
Em mais um ano de folia, a Marcativa pulverizou suas ações para a Skol. Para Bell Marques, um dos comandantes do Carnaval, foi entregue uma guitarra baiana-tema do Carnaval de 2013 – e a chave em formato de abridor simbolizando o começo da festa.
A comunicação visual e as ativações internas do Hotel Skol e do Camarote Skol, tiveram suas redes sociais sob o domínio criativo da Marcativa, que agitaram e divertiram a festa baiana.
A agência criou e produziu um bar em formato de caminhão para os principais camarotes do circuito Barra-Ondina, chamando a atenção dos foliões para o tema “Operação Skol Folia”. Para finalizar, cabines de fotos nos principais camarotes e uma ação interativa de abre-alas nos blocos com a Troupe Dance, ensinando as coreografias dos hits do verão.
A agência também foi responsável pela comunicação visual do Camarote Skol e das ações de fotos-cabine nos principais camarotes do circuito.
Pepsi
“Significa que pode ser”. Foi com esse mote que a Marcativa ativou a Pepsi no Carnaval de Salvador por intermédio de plaquinhas com mensagens divertidas, um espelho interativo, uma ação de marketing promocional que desafiava as foliãs a descobrirem que ficar presa numa torre poderia ser legal assim como estar dentro de um minicamarote andante em plena pista.
As “princesas” puderam curtir toda a mordomia de estar no minicamarote andante em plena pista ou visitar a Torre Pepsi em cima do carro de apoio e conhecer o ator Sidney Sampaio no bloco Harém e o cantor Fiuk no bloco Open Barra.
A agência também foi responsável pela comunicação visual da área VIP do Camarote de Cláudia Leitte do Guaraná Antarctica.
Pernord Ricard
As ativações da Pernord Ricard contaram com ações para Ballantine´s, Absolut e Wyborowa nos Camarotes Salvador, Cerveja & Cia, Oceania, Planeta Band e Nana. Nas Pool Parties dos hotéis Pestana, a marca Absolut foi ativada por intermédio de uma ação de visibilidade com bartenders e ações de compre e ganhe.
Brahma
Visibilidade para a marca e facilidade para ambulantes e foliões marcaram as ações para a Brahma. O Camisão Brahma fez a marca ser vista em todo o Bloco Papa. O Shopping da Cerveja levou os produtos gelados da AmBev ao encontro do consumidor, e a robusta estrutura dos Pontões Brahma facilitou a venda de cerveja para o folião e para os ambulantes nos principais mercados, abastecendo com eficiência todo o circuito de carnaval.
Para a Fusion, foi criado um piso interativo, levando diversão e ineditismo para os Camarotes Skol e Claudia Leitte. Além da distribuição de copos de acrílico personalizados nos Camarotes Nana, Harém e Skol.
Um projeto que imergiu os hóspedes no universo da Skol, promovendo um relacionamento muito próximo entre a marca e os consumidores. O Hotel Skol cercou os foliões com festas temáticas, fotos e serviços personalizados dentro da folia baiana.
Camarote Pepsi no Festival de Verão 2013
Pelo sétimo ano consecutivo, a Marcativa foi responsável pela realização e pelas ativações do Camarote Pepsi, o maior Camarote VIP do Festival de Verão de Salvador. Desenvolveu todo o projeto, cenografia e comunicação visual, além de produzir e ativar o espaço do evento, com capacidade para oito mil pessoas por dia. Com a experiência adquirida nos últimos anos, a agência já conhece o perfil do público do Camarote e leva sempre novidades.
Para integrar o mundo off-line com o mundo on-line, a Marcativa desenvolveu uma ação de fotos para a Pepsi.
Durante o evento, seis promotores, portando tablets, fizeram fotos que foram postadas com a hashtag oficial da Pepsi no Festival, #PepsiFestival. As imagens foram automaticamente para o Instagram e a fan page da marca no Facebook.
As pessoas podiam também mandar mensagens pelo Twitter, por meio da hashtag. As mensagens eram exibidas na tela de LED do Camarote que estava virada para o público do evento e para os artistas do palco principal.
Cabine H2OH!
Na cabine H2OH!, foi criado um desafio de potência vocal e respiração para os foliões do Festival de Verão. Durante o evento, eles entravam na cabine e gritavam a palavra H2OH!. Quem ficasse mais tempo gritando vencia e faturava prêmios.
Relógios Animados da M. Dias Branco
Para comemorar o Dia das Crianças, a M. Dias Branco promoveu uma ação de “compre e ganhe” para a linha de biscoitos Animados Zoo durante todo o mês de outubro. Ao comprar R$ 15,00 de produtos da linha, o cliente levava na hora, um dos cinco modelos de relógio bate-enrola com a ilustração dos personagens do biscoito.
Foram distribuídos 50 mil relógios nos Estados Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. A Marcativa também forneceu todo material de merchandising e fardamento de promotores.
Na campanha comemorativa de 25 anos da Globo FM, enredada pelo conceito “A trilha que marca a sua vida toca na Globo FM”, os ouvintes da rádio, os protagonistas da campanha, contaram suas histórias de como viveram momentos emocionantes na companhia de diversas músicas.
Veja vídeo:
Com o objetivo de gerar visibilidade, oferecer experiência para o público e alertar sobre a nova data de estreia do The Voice Brasil, uma enorme caixa interativa foi inserida no centro do Shopping Iguatemi de Salvador, proporcionando a experiência de estar no programa.
Bastava colocar a cabeça dentro da caixa para assistir a um vídeo e cantar alguns sucessos dos jurados como se estivesse lá. Cerca de 1.500 pessoas participaram da brincadeira e aproximadamente 300 mil pessoas foram impactadas indiretamente.
Dow Química no Polo de Cidadania
Jogo da memória, teatro de fantoches para público infantil, balcão de experimentos, totem de fotos instantâneas e distribuição de picolés são algumas das ações que foram realizadas no estande montado para a Dow Química na Casa do Trabalhador, na cidade de Camaçari. O objetivo era informar à população da cidade sobre a importância do cloro e sobre como a Dow está presente no cotidiano da população.
Aplicativo ACV – Braskem
Uma ativação desenvolvida pela Marcativa marcou a presença da Braskem na terceira edição do Agenda Bahia, um evento que reuniu especialistas para discutir o tema “Desenvolvimento Sustentável”.
Nada seria mais pertinente do que divulgar a ACV – Avaliação de Ciclo de Vida -, ferramenta que analisa os impactos ambientais de um produto ao longo de sua vida útil.
Promotoras com tablets convidaram o público a participar de um quiz com cinco perguntas que comparavam produtos de diferentes materiais. A ação ajudou os participantes a entenderem mais sobre a ACV e sua utilização.
Ações Promo para a Odebrecht Realizações
Periodicamente, a agência realiza ações promocionais para a Odebrecht, como a blitz para o empreendimento Hangar. Uma promotora vestida de aeromoça visitou as imobiliárias Lopes, Ponto 4 e Brito & Amoedo, passando uma mensagem de agradecimento pelo sucesso das vendas e motivação para concluí-las.
Para comemorar, foi entregue um “Kit lanche de avião” para os corretores, com alguns alimentos. A ação ainda teve uma exibição de vídeo sobre o empreendimento e estouro de canhão de confetes.
Com o mote “Dispa-se do medo. Previna-se.”, a Marcativa reforçou a necessidade de fazer os exames e se informar sobre o câncer de mama, ressaltando que a melhor solução é a prevenção.
Em apoio ao Outubro Rosa, foi feito um hotsite, fornecendo importantes informações por intermédio da consulta com um médico especialista. No fim do mês, o mastologista Dr. Cesar Machado (Cremeb 15.187) apresentou uma palestra de prevenção de câncer de mama para toda a equipe da agência e convidados.
Outubro Rosa do Núcleo de Mama
Em 2012, o Núcleo da Mama queria chamar a atenção da população para o Mês Mundial de Combate ao Câncer de Mama, o Outubro Rosa. A Marcativa criou uma ação descontraída: o Esporte Clube Bahia entrou em campo com seu tradicional uniforme em tons de rosa. A ação gerou repercussão e virou notícia na internet, rádio e televisão.
Prêmios
Em 2013, os prêmios chegaram: Prata no Ampro Globes Awards Nacional 2013 na categoria de Melhor Campanha de Baixo Investimento; Bronze no Ampro Globes Awards N/NE 2013 na categoria de Melhor Campanha de Responsabilidade Social; e Prata no Prêmio Colunista Promo N/NE na categoria de Melhor Campanha de Baixo Investimento.
Veja vídeo:
Saulo Ao Vivo 100% Digital
Recentemente, a agência conquistou a conta do Saulo, que está lançando o seu primeiro trabalho solo: CD e DVD “Saulo ao Vivo”.
A campanha tem foco na internet e conta com aplicativos interativos que serão anunciados para os fãs de todo o País. “Os aplicativos serão lançados em dezembro e janeiro, objetivando mais aproximação e engajamento com o público.
Serão grandes divulgadores do conteúdo que rege a carreira do artista”, afirma Maurício Hermida, coordenador de criação.
Principais Premiações de 2013