Apenas no Carnaval de Salvador, o evento atrai mais de 1 milhão de turistas.
Salvador é a capital do axé, ritmo da Bahia que caracteriza o Carnaval no Estado e foi originado na década de 50 por Dodô e Osmar, a partir de uma mistura do frevo pernambucano e a guitarra elétrica.
Veja também: Trio Demolidor ativa RCHLO no Carnaval de rua de SP
Os trios elétricos também são uma das principais marcas. Eles percorrem os circuitos do Carnaval levando renomados artistas nacionais.
O Carnaval da Bahia é conhecido pela energia contagiante de sua folia. O público festeja em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico).
Os camarotes e a maioria dos blocos do carnaval de Salvador são pagos, e, para participar (com mais segurança e comodidade) é preciso comprar um abadá (camisa que garante a permanência dentro do bloco).
Quem não pretende gastar muito, a melhor opção é acompanhar os blocos sem cordas e curtir a programação do Carnaval Pipoca.
Há ainda uma programação de Carnaval descentralizada e alternativa no Palco do Rock, Villa Infantil e no Carnaval dos Bairros, que acontece em Cajazeiras, Periperi, Plataforma, Pau da Lima e em outras regiões.
Para ativar os festejos carnavalescos, na voz do cantor Gerônimo, o Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, lançou a campanha do Carnaval da Bahia de 2019.
As peças publicitárias apresentam a ideia de união e de alegria que o Carnaval da Bahia simboliza.
A campanha foi criada pela agência Marcativa e tem como conceito “Carnaval da Bahia. O mundo se une aqui.”