Formada em Administração de Marketing em Goiânia, com MBA com ênfase em Marketing pela ESPM em Brasília e extensão na Eada em Barcelona, Marcela Cunha não tem só conhecimento teórico, ela já viveu diversas experiências no mercado promo.
Marcela foi sócia da agência MIX Marketing e Eventos onde, em 2012, foi reconhecida como agência do ano da Região Centro-Oeste pelo prêmio nacional Globes Awards. À frente da sua mais nova agência, a MAIS Live Marketing, a profissional atua no mercado com a filosofia exclusiva da agência de sempre fazer mais e mais nos trabalhos em que realiza.
O Promoview foi conversar com a goiana para saber sobre sua carreira, opinião do mercado promocional e de como é atuar na Região Centro-Oeste do Brasil.
Promoview: Marcela, primeiramente nos conte a sua trajetória no mercado do live marketing e também na Mix MKT.
Marcela Cunha: Comecei no mercado em 1999 atuando no marketing do grupo familiar com lojas do ramo varejista de calçados e bolsas, que incluía as franquias Arezzo. Era responsável pela divulgação das marcas, ações pontuais nas lojas, campanhas para o consumidor final (CRM), eventos, inaugurações de novas lojas, parcerias e acompanhamento de assessoria de imprensa. O que acabou sendo uma escola para me tornar gerente de marketing e ter uma visão das necessidades como cliente.
Em 2005 saí da empresa familiar para empreender e abrir minha própria agência de marketing promocional, a MIX Marketing e Eventos. No início a empresa contava com duas sócias e encerrou as atividades em 2014 com um quadro de 25 colaboradores em Goiânia e Brasília. Hoje, parti para carreira solo e abri uma nova agência a “MAIS Live Marketing”, que atua em Goiás, Tocantins e Distrito Federal, da qual sou diretora-executiva, atuando como planejamento e atendimento.
Como produtora de eventos, já comandei equipe com mais de 200 profissionais em eventos empresariais. Atuo no planejamento de ações promocionais desde a estratégia até a operacionalização, para clientes regionais e nacionais como: Coca-Cola, Vivo, Goiânia Shopping, Flamboyant, Shopping Passeio das Águas, Walmart, Red Bull, Pernod, Diageo, C&A, dentre outros.
Sempre que convidada, atuo como palestrante na área de marketing promocional para eventos da área em faculdades e universidades com o intuito de divulgar o segmento de live marketing no mercado para profissionais da área e trocar experiências com alunos e despertar o interesse na profissão.
Em 2013 lancei dois eventos proprietários, o Bazar Shoes4you e o Fashion Show, que já fazem sucesso como plataformas de vendas e moda. Em breve vou lançar um evento de gastronomia.
Promoview: Você poderia nos dizer quando o mercado promo começou no Centro-Oeste, e como está o seu atual cenário no Estado?
Marcela Cunha: O mercado promo despertou no Centro-Oeste a cerca de dez anos. Nesta época, a verba começou a sair das agências de publicidade e migrar para agências de promo que estavam surgindo.
Hoje, podemos ver que só ficaram poucas agências criativas que planejam, e outras agências operacionais (que executam o que vem de São Paulo e Rio). No Centro-Oeste trabalhamos a quatro mãos, as agências de publicidade e web são parceiras e junto com as de live marketing e o cliente, trabalhamos juntos como players integrados no sentido de alcançar um objetivo único.
O mercado volta a ficar aquecido este ano para agências criativas e que tragam algo novo. Os clientes querem cada vez mais ideias inovadoras e com verbas mais enxutas, e este é o nosso grande desafio.
Fizemos algumas ações para a Copa do Mundo, mesmo não sendo cidade-sede, como Tour da Taça da Fifa, que veio a Goiânia. Mas pós Copa do Mundo, as empresas voltam a investir para recuperar o mercado que deu uma desaquecida aqui devido aos jogos. As agências que enxergarem este cenário e correrem atrás das oportunidades vão se beneficiar.
Promoview: Qual é o tamanho do mercado promocional em Goiás na questão de faturamento?
Marcela Cunha: Não existe uma pesquisa específica para desenhar este investimento total em faturamento, mas estimo que a verba de marketing dos clientes está hoje em 35% para live, 15% para web e 45% para a publicidade em Goiás, com oscilações de acordo com as datas comemorativas e eventos regionais.
Promoview: O mercado de live marketing está mais presente nas regiões Sul e Sudeste do País. Quais são as diferenças das ações no Centro-Oeste em relação a essas regiões?
Marcela Cunha: A diferença principal é o budget, que aqui é bem menor que no Sul do País, o que nos instiga a sermos criativos também.
O live marketing no Brasil, em geral, demonstra ser extremamente criativo, mas com verbas menores em nossas regiões. Depositamos enorme criatividade em ações que têm menor durabilidade devido à verba, e, mesmo assim, devem ter grande impacto. Trabalhamos muito também em parceria, onde os players desenvolvem de forma conjunta ações que, somadas, trazem grande retorno para o cliente.
Promoview: De que forma a característica do goiano influencia nas ações que a agência realiza?
Marcela Cunha: O goiano gosta muito de novidades, mas não perde seu regionalismo. Gosta de interagir com ações diferenciadas, mas que fale com suas raízes. As ações estão normalmente em bares, mercados e praças para grandes aglomerações. Temos os shoppings centers, onde a família goiana está sempre presente, seja para o lazer ou consumo.
Promoview: Em Goiás há muitas festas juninas, como estão as ações relacionadas a elas?
Marcela Cunha: As festas juninas são constantes neste mês. Existem várias, em todos os colégios e associações. As ações normalmente partem dos patrocinadores que precisam interagir dentro destes eventos e mostrar seu produto. As marcas nos contratam para desenvolver ações diferenciadas dentro do contexto das festas típicas.
Promoview: Marcela, conte-nos alguma história curiosa que você tenha participado ou que tenha acontecido com a sua agência nestes anos de atuação no live marketing.
Marcela Cunha: Os prêmios que ganhamos sempre nos surpreenderam, como foi o caso da Copa Coca-Cola de Palmas, onde ganhei o troféu prata e concorremos no Festival de Cannes. Foi algo curioso, pois foi uma ação com verbas bem menores das campanhas habituais vencedoras. A campanha ganhou devido ao grande impacto de experiência que gerou e ao residual de positividade que deixou nos adolescentes, suas famílias e demais participantes indiretos, deixando um legado para toda a comunidade carente do entorno.
Não é sempre que temos a oportunidade de realizar campanhas com benefícios para a comunidade e que nos traz enorme prazer e sensação de que o live marketing pode ir além e transformar uma ideia em algo memorável que leva bem estar, felicidade e engajamento para muitas pessoas envolvidas.
Por isso, em minha nova agência, a MAIS Live Marketing, o nosso lema é #FazerMais, sempre tentar fazer mais de cada ação do que o cliente espera, tentar tocar mais pessoas e levar mais experiências. Quando existe envolvimento, o residual é maior e se pudermos tocar as pessoas com Mais energia e entusiasmo, ou arrancar um sorriso onde não se espera, com certeza teremos feito Mais pelas pessoas e pelas marcas envolvidas.
Para atingir este lema também estamos desenvolvendo eventos proprietários para aquecer o mercado. Criamos plataformas onde vários players podem interagir e todos saem ganhando, já temos uma plataforma de moda e agora vamos lançar uma de gastronomia.