Assim como em outras indústrias, o marketing esportivo é o nome atribuído às estratégias usadas para promover marcas ou produtos, com a ressalva de que ele atua especificamente no ramo dos esportes.
Essa distinção que o coloca à parte dos outros campos de atuação, no entanto, é o que faz com que ele tenha uma linha de estudos voltada exclusivamente para si – uma busca rápida no Google Scholar rende diversos resultados, em vários idiomas, de pesquisas realizadas neste setor.
E todos esses estudos concordam em uma coisa: o marketing esportivo tende a se diferenciar dos demais por um fator simples: ele é o único que se vale da paixão dos torcedores para criar conexões emocionais duradouras. Seja por meio de patrocínios, ativações ou conteúdo digital, essa abordagem fortalece o vínculo entre marcas e público.
Principais estratégias do marketing esportivo
Patrocínio e parcerias com times e atletas
O patrocínio esportivo é essencial para aumentar a visibilidade de marcas. Parcerias com clubes, eventos e atletas geram credibilidade e alcance. Um exemplo clássico é a Nike, que fortaleceu sua imagem global com contratos de patrocínio com grandes nomes do esporte.
Um exemplo prático – e recente – de patrocínio e parceria é a expectativa do Santos Futebol Clube em angariar mais negócios do tipo com a recontratação de Neymar. O (já não tão) “menino da Vila Belmiro” foi revelado pelo clube litorâneo, e agora volta a ele como 32 anos, uma carreira estabelecida e, acima de tudo, vários parceiros comerciais que certamente envolverão o atleta e o clube em suas negociações.
Não raro, essa também é a estratégia mais simples de se identificar: qualquer partida televisionada de futebol, por exemplo, conta com banners laterais exibindo as mais variadas marcas. Elas pagam, suas logomarcas aparecem para as câmeras.
De longe, é o modelo mais simples de participação.
Ativações de marca em eventos esportivos
Criar experiências interativas durante eventos é uma estratégia eficaz para engajar os fãs. Brindes, espaços temáticos e promoções exclusivas ampliam a memorização da marca. A evolução do marketing esportivo demonstra como essas ações impactam a percepção do público.
Por essa razão, experiências multiplataforma tendem a ser mais lembradas pelos fãs do esporte: lembra-se dos 89 anos do Avaí? O clube de futebol catarinense, na ocasião, lançou um app dedicado – o primeiro que faz uso da tecnologia push para alimentar seus torcedores com notícias do time, calendário de eventos e ações para membros associados.
Marketing digital no esporte
O mundo é conectado. Se uma marca recusa as redes sociais, então ela abre mão de sua própria abrangência, sacrificando a criação de uma narrativa que a colocaria no centro dos holofotes – e na memória do público.
Redes sociais, SEO e marketing de conteúdo são ferramentas poderosas para ampliar a presença das marcas. Campanhas digitais criam engajamento antes, durante e após eventos, mantendo o público conectado.
Criação de conteúdo exclusivo para fãs
A fidelização do público é um dos objetivos mais almejados do marketing esportivo. A razão disso, nós já citamos neste texto: toda a ciência por trás desta prática gira em torno da paixão dos torcedores, e tê-los ao seu lado é o ganho mais almejado de qualquer marca.
O motivo: um fã sempre vai comprar o produto que vem dela. Uma avaliação recente, feita pelo IBOPE Repucom, corrobora essa percepção: segundo ela, 77% dos fãs brasileiros da NFL, a liga de futebol americano, compram os produtos das marcas que patrocinam seus times favoritos.
Com base nessas impressões, as marcas, hoje, entendem que oferecer materiais personalizados aumenta a identificação dos torcedores com a marca. Times e empresas que produzem séries documentais, podcasts e bastidores exclusivos fortalecem o senso de comunidade.
A importância das conexões emocionais no marketing esportivo
As emoções movem o esporte e também as decisões dos consumidores. Histórias inspiradoras e campanhas emocionantes fazem com que os fãs associem valores positivos às marcas.
Um ótimo exemplo é a campanha “Find Your Greatness“, da Nike, que tocou milhões ao redor do mundo. A história por trás da peça, inclusive, já foi objeto de estudos e análises das mais variadas: nela, o jovem Nathan Sorrell, obeso, fã de esportes mas avesso a praticá-los, aparece em uma sessão de corrida para o comercial, veiculado no YouTube e outras redes sociais.
Segundo histórias de bastidores que vieram a público mais tarde, o jovem passou por dificuldades durante a gravação, que levou cerca de 50 tomadas. Segundo um artigo do Sports Column, de 2019, após a gravação, ele e sua mãe se comprometeram a mudar de vida, ingressar em uma academia e voltar à forma física mais saudável.
Hoje, Nathan é adulto, casado e pai…e promove competições de rafting em sua cidade natal nos EUA, segundo o seu perfil no Instagram.
Alguns analistas afirmam que ele, sem saber, seguiu à risca o conceito proposto pelo comercial da Nike: “find your greatness” ou, em uma tradução menos amarrada, encontrar aquilo que faz de você um gigante.
Benefícios do marketing esportivo para as marcas
O marketing esportivo impulsiona reconhecimento, lealdade e vendas. As marcas que investem nessa estratégia garantem público fiel e diferenciam-se no mercado. Além disso, cria oportunidades de engajamento sustentável e conexões autênticas.
Quer transformar seu próximo evento em uma experiência inesquecível para os fãs? Explore nossas estratégias de marketing esportivo e descubra como criar conexões emocionais que irão fortalecer a sua marca!