A The Walt Disney Company Brasil, com base nos valores de Diversidade, Equidade e Inclusão, apresenta “O Poder É Nosso”, a primeira iniciativa da Marvel desenhada por um time brasileiro, e criada internamente por um grupo multidisciplinar da empresa no Brasil e pelo grupo de afinidade T’Challa, formado por funcionários negros da companhia.
Para dar início ao projeto, a Marvel convidou 5 artistas negros de diferentes partes do Brasil para criarem releituras dos personagens Pantera Negra, Tempestade, Miles Morales, Mulheres de Wakanda e Falcão, com seus próprios estilos artísticos e bagagem cultural junto da mentoria da estilista Jal Vieira.
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Os artistas escolhidos são: Negritoo, Crica, Massai, Luna B e DGOH, e suas artes foram transformadas em um guia de estilo para licenciamento de produto, que deu origem a uma coleção exclusiva com a C&A.
No total, são mais de 40 itens desde vestuário, calçados e acessórios para crianças, jovens e adultos, disponíveis em mais de 70 lojas da rede e e-commerce.
“Vivemos-em um país em que mais da metade da população se autodeclara preta e apenas 28% delas estão no mercado formal de trabalho. Pensando em dar visibilidade à esta realidade, escolhemos para o lançamento do projeto a esfera das artes, já que a Marvel é um grande player da indústria do entretenimento”, revela Luiza Queiroz, Head de Marketing da área de Consumer Products, Games and Publishing na The Walt Disney Company Brasil.
O projeto também narra a história de cada artista e como cada um encontrou seu poder no mundo da arte, por meio de minidocumentários já disponíveis no Youtube da Marvel Brasil.
Os conteúdos em vídeo tiveram roteiro, direção e produção por conta da Pujança, produtora audiovisual de mulheres negras e LGBTQIA+, contando com o apoio também da agência de marketing New Vegas. Além disso, a agência especializada em arte Dionisio.Ag foi a encarregada pela curadoria dos artistas e pela produção e entrega das artes digitais.
“Projetos como ‘Marvel O Poder é Nosso’, reforçam a estratégia da TWDC de trazer representatividade em nossos conteúdos na frente e detrás das câmeras, gerando um impacto real em toda a cadeia e esse é o nosso principal objetivo. Não só dar visibilidade ao talento brilhante de artistas do projeto, mas também gerar um benefício para a comunidade”, disse Rita Oliveira, Head de Diversidade, Equidade & Inclusão, TWDC Brasil.
Dentro da campanha, a Disney fará uma doação para o PretaHub, instituição apoiada pela C&A que trabalha com empreendedores pretos. O valor de USD$ 50 mil será destinado para a Casa Preta Hub na cidade Cachoeira no Recôncavo da Bahia, espaço pensado para apoiar os artistas locais a produzir conteúdo digital, e para o Afrolab, que apoia designers negros por meio do programa Educação Empreendedora.
“Participar desse projeto é um orgulho e prazer para nós! Aqui na C&A, a diversidade e a inclusão fazem parte do nosso DNA e são valores atrelados a cada processo decisório como empresa. Em nossa trajetória, realizamos diversas ações de inclusão, como por exemplo, fomos a primeira varejista de moda a trabalhar com um garoto-propaganda negro e trabalhamos em diversas frentes de empregabilidade por meio do Instituto C&A. Mas nunca estamos satisfeitos. Precisamos seguir gerando conversas sobre a ocupação dos negros no universo da moda e das artes, e ‘O Poder É Nosso’ vai ao encontro exatamente com esse propósito”, conclui Donatti, Vice-Presidente Comercial da C&A Brasil.
Além da coleção com a C&A, o guia de estilo no futuro será também usado na criação de produtos de outras categorias como papelaria e brinquedos, por exemplo.
“A troca com os artistas foi essencial para unirmos nossas experiências e idealizarmos os melhores caminhos para aplicar as artes nas peças”, aponta a estilista Jal Vieira, que participou do kick-off da campanha em 2021 ao lançar a coleção REALEZA, inspirada nas guerreiras de Wakanda.
“Além disso, como artista negra, é um presente estar em um projeto que tem como propósito fomentar e potencializar a nossa arte“, finaliza.
‘’O Poder é Nosso” é um projeto recorrente da Marvel, se tornando parte importante do compromisso de Diversidade, Equidade e Inclusão da The Walt Disney Company Brasil. Para dar ainda mais visibilidade ao projeto, “O Poder é Nosso” vai contar com espaço em eventos com participação da Marvel, conteúdo audiovisual para os fãs e muito mais.
Confira o vídeo manifesto da campanha abaixo.