Criada para simbolizar e divulgar o badminton no Brasil, a mascote da modalidade foi lançada no dia 16 de maio.
Em sua primeira aparição pública, em evento realizado na quadra da Faetec, no Morro da Babilônia, no Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro o personagem ganhou um nome: Petekin.
A votação foi realizada no perfil da Federação Mundial do Badminton (BWF) até a o dia 15 de maio, e o vencedor recebeu 69,94% dos votos. Zé Peteca teve 22,7 %, enquanto Super Minton ficou com 7,36%.
Idealizado pelo desenhista Luciano Carvalho e pelo cenógrafo Clécio Regis, a mascote tem como principal objetivo incentivar a popularização do badminton pelo Brasil, tendo no personagem uma forma de atrair o público infantojuvenil, ampliar espaço em escolas e clubes e contribuir para o desenvolvimento de projetos sociais.
Foto: Reprodução/Google.
“É um símbolo da modalidade, com cara da peteca. São poucas as modalidades olímpicas com mascote própria. É importante para gerar um apelo entre a garotada.” , afirmou o diretor-técnico da Seleção Brasileira de Badminton, José Roberto Campos.
Em sua primeira aparição pública, Petekin bateu bola com crianças da comunidade do Morro da Babilônia, brincou e tirou fotos.
Além da mascote, estiveram presentes no evento os atletas que vão representar o Brasil na Universíade de Gwangju, na Coreia do Sul, entre o dias três e 14 de julho: Luiz Henrique Junior, Leonardo Alkimin, Ana Paula Campos e Paloma Eduarda da Silva. Eles realizaram uma demonstração de uma partida de badminton e também ensinaram as crianças a praticar a modalidade.
“Eventos como esses são importantes para divulgar nosso esporte. A mascote atrai as crianças para o badminton. E a presença de atletas mostra para eles que o sonho de virar atleta não é tão distante. Que é possível chegar onde se deseja.” , disse Luiz Henrique que ajudou na entrega de brindes.