Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12), o Senado Federal promove do dia 1º a 12 de dezembro uma programação especial para marcar a data em valorização dos portadores de necessidades especiais.
A oitava edição da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência contará com uma palestra de Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica, que será realizada no dia 03/12, a partir das 10h, no auditório Petrônio Portela.
O ilustrador será acompanhado dos personagens que representam crianças com deficiência em seus gibis, como Dorinha, que tem deficiência visual, e Luca, que é cadeirante.
Há dez anos, os personagens com deficiência passaram a ter espaço no universo criado por Mauricio. Em 1994, foram publicadas as primeiras historinhas com Dorinha, personagem com deficiência visual, e Luca, que é cadeirante.
A celebração conta também com, apresentação do Coral do Senado e uma exposição de obras de ceramistas com deficiência visual. O senador Paulo Paim, as senadoras Ana Amélia e Ana Rita, as deputadas federais Rosinha da Adefal e Mara Gabrilli e o deputado federal Romário participam da cerimônia de abertura do evento.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência acontece desde 1988 e tem como objetivo promover a compreensão acerca de temas relacionados à deficiência, com a discussão e a mobilização para defesa dos direitos, dignidade e bem-estar das pessoas em aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais.
Entre os convidados confirmados estão os artistas plásticos deficientes visuais, Flavio Luis da Silva, Marta Guedes e César Achkaar Magalhães da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV).