A MChecon, após 90 dias de trabalho intenso, mais de 230 toneladas de materiais e cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos gerados, terminou a montagem dos espaços dos principais patrocinadores do Rock in Rio, que começa hoje e vai até o dia 11 de setembro, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.
Em colaboração com as agências TODOS, AlmapBBDO, Sherpa, BFerraz, Octagon e Intereventos, a empresa, considerada uma das maiores do Brasil na área de cenografia e especialista em montagens de grandes eventos, foi encarregada pela execução dos projetos do banco Itaú, Doritos, LATAM Brasil, TIM, Volkswagen e da Prefeitura do Rio de Janeiro que, juntos, chegam a um total de 19 ativações.
A TIM, que mantém a sua posição como grande incentivadora de eventos musicais no Brasil, ficou com a cota exclusiva reservada a marcas do segmento de telefonia móvel e está com seis áreas exclusivas para ativações e experiências.
Em-um espaço de 450m² e três andares, o estande da TIM no Rock in Rio Brasil 2022 conta com vista privilegiada para o Palco Mundo, principal local de apresentações do festival.
O projeto é da MChecon, com produção e ativações criadas pela Octagon. O público é recebido por projeções de IZA e Marcos Mion em tamanho real. A principal atração, que traz o melhor do 5G, são os óculos de realidade virtual, que levarão as pessoas, presas em uma estrutura suspensa, para um sobrevoo pela Cidade do Rock.
A Doritos marca presença na Cidade do Rock pela terceira vez como patrocinadora do evento e copatrocinadora do Palco New Dance Order, exclusivo para música de pista, para dançar.
Fortalecendo seu posicionamento global “For The Bold”, a marca realiza ações no decorrer dos sete dias de festival em um estande feito especialmente para traduzir os pilares da marca de causa, inovação e música. O espaço montado pela MChecon possui 418m² e tem distribuição de brindes e experiência imersiva com foco na inovação. A Sherpa42 foi a agência responsável pelas ativações.
O banco Itaú, patrocinador master do evento pela sexta vez, levou a Arena Itaú para esta edição, em parceria com o TikTok.
No espaço, os novos artistas terão a oportunidade de se apresentar nos intervalos dos shows dos palcos Mundo e Sunset. A MChecon realizou a execução do projeto cenográfico que ocupa o espaço do banco na Cidade do Rock, em parceria com a agência TODOS.
A LATAM Brasil, companhia aérea oficial do Rock in Rio Brasil 2022, está com uma ativação exclusiva no estande na Cidade do Rock, para o maior festival de música e entretenimento do mundo.
Na experiência, o público fica pendurado por cabos e tem a experiência sensorial de sobrevoar alguns dos destinos de viagem mais emblemáticos da companhia, como Paris, Salvador, Rio de Janeiro e Nova York. São três posições simultâneas. Os participantes são pendurados sobre um grande painel de LED que ocupa piso e parede de fundo, através de uma estrutura de cabos presa ao teto.
Desse modo, eles terão a sensação de voar sobre as cidades que serão exibidas em filmes nesse enorme LED, tudo sincronizado com efeitos de imagem, cheiro e som. O espaço ainda conta com caixas direcionadas no ambiente, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva durante o sobrevoo virtual.
A ativação criada pela BFerraz e executada pela MChecon, é acessível para todos, permitindo que pessoas com mobilidade reduzida ou deficientes físicos também consigam acessar o espaço e desfrutem da experiência de “voar”.
Por fim, a Volkswagen, que está presente pela quarta vez no festival, está com um estande interativo de três andares com cerca de 450m² e localização privilegiada perto do Palco Mundo.
No estande, a montadora destaca o ID.4, um SUV, 100% elétrico, recém-lançado na Europa e o VW Nivus. Além disso, há um espaço dedicado ao Way To Zero, estratégia que tem a meta de neutralizar as emissões de CO2 até 2050. A MChecon assina o projeto em colaboração com a AlmapBBDO.
Vale ressaltar que todas as empresas envolvidas no festival possuem um compromisso com o meio ambiente.
20 anos atrás, com o seu projeto Rock In Rio por Um Mundo Melhor, o festival criou uma visão de sustentabilidade transversal a todo o evento, que é compartilhada com todas as empresas que participam no projeto, incluindo a MChecon.
Alinhada com as metas de sustentabilidade para 2030 segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a empresa de Marcelo Checon, por meio do selo Carbon Free, neutralizou todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes das montagens realizadas no festival.
Ainda, a MChecon está realizando a gestão correta de todos os resíduos oriundos dos projetos.
“Todas as sobras de materiais foram recondicionadas e encaminhadas para a reciclagem. Revestimentos em geral (napas, carpetes, lonas), plástico e papelão também seguiram para alimentar a economia circular que transforma esses resíduos em outros produtos como tapetes de veículos e tatames de academias, por exemplo. Já a madeira (MDF) irá virar biomassa para a geração de energia”, revela Rafael Mattos, diretor de marketing e inovação da MChecon, responsável pelas iniciativas da agenda ESG 22>30 da empresa.