Fruto de muita determinação, a MCM Brand Group começou a sua história oferecendo bufê e recepção para estandes em eventos, com pequenas demandas terceirizadas e operações logísticas de urgência.
Com o passar dos anos, foi se consolidando cada vez mais como referência em agência estratégica focada em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, com um portfólio sólido de clientes, certificações, ampliação do quadro de colaboradores, parcerias e coligadas pelo Brasil e América Latina, com dois escritórios nos Estados Unidos e ótimos relacionamentos institucionais.
Segundo Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Group, foi de extrema importância iniciar o serviço com o básico para ter uma visão mais ampla e chegarem onde estão hoje, com mais de 20 anos de mercado e atendendo grandes marcas como a IBM Brasil, Basf, Stefanini, Red Hat, Nextel, Dell, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outras.
"Fomos nos aprimorando e ganhando cada vez mais mercado e experiência, além de conquistar a confiança dos nossos parceiros com o excelente trabalho que é desempenhado diariamente por toda nossa equipe.", conta a empresária. "Oferecemos não o que o mercado deseja, mas o que os clientes buscam, cultivando relacionamentos duradouros e promovendo encontros entre marcas, ideias e pessoas.", completa.
Um grande marco para a empresa foi a parceria que começou, em 2005, com a IBM Brasil, quando foram selecionadas entre quatro agências, para fazer o evento Hands On, para a área de canais do cliente, no qual levantaram tornos de cerâmica para as pessoas usarem o barro para criar peças, com a ideia de falar do poder da transformação de cada um.
Em 2010, realizar o IBM Fórum foi mais uma vitória, pois foi o primeiro evento em grandes proporções e que resultou até em uma mudança de escritório, pois acabaram indo para um espaço maior.
Buscando cada vez mais conhecimento e espaço no mercado, Schimenes foi para Londres – em 2013 – por meio do programa Sebraes no Pódio, onde qualificou internacionalmente a empresa para atender eventos de grande porte. Esse legado foi espalhado no Brasil, com parte do Comitê de Equidade Racial e de Gênero para as Olimpíadas Rio 2016.
Em 2017, conseguiu elevar mais uma vez a agência graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados.
Atualmente, a MCM Brand Group é detentora de outras quatro marcas, a MCM Brand Experience, MCM Brand USA, MCM Digital e Lado B – sendo esta última um tipo de certificação com a missão de comunicar a diversidade, inclusão e sustentabilidade, ajudando empresas a serem agentes de transformação, entregando os mesmos resultados que necessitam pela perspectiva sociocultural.
Durante todos esses anos de caminhada, a empresa se associou e fez parcerias com diversas ONGs, como a Integrare (Centro de Integração de Negócios), Sebrae no Pódio, WeConnect International (empreendedorismo feminino – mulheres e empreendedoras pelo mundo inteiro), Fórum de Empresas e Direitos LGBT+.
"Todos os dias, encaro o desafio de ser uma mulher de negócios que acredita, se envolve e cria espaços de equidade, diversidade e inclusão por onde passo. Há 20 anos acredito que é possível empreender no Brasil, vivo para liderar e inspirar pessoas a serem o que elas quiserem ser.", orgulha-se Schimenes.
Além do seu lado empreendedor, Mônica atua também como cantora e palestrante musicista. A sua paixão pela música começou aos quatro anos de idade e atuou como pianista, violoncelista, regente de coral e cantora. Foi backing vocal de Marisa Monte, Raimundos, Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, também foi arregimentadora e preparadora vocal nas turnês brasileiras de artistas como Deep Purple, Alice Cooper, Yes, Alan Parsons, Tony Hadley e Deal. Em 2011, lançou o CD possibilité e realizou uma turnê pela Europa com o show 'Lá Sambá'. Participou do show 70+1, uma homenagem para Ivan Lins e, em 2018, esteve no palco Bossa Nova, na Virada Cultural Paulista.