Experiência de Marca

As melhores ações de Halloween em 2022

Confira as campanhas, ativações, experiências, promoções e lançamentos que se destacaram neste Dias das Bruxas.


O Halloween, ou Dia das Bruxas é uma festa bastante tradicional nos Estados Unidos, que foi criada nas Ilhas Britânicas e acontece em vários países, incluindo o Brasil. Essa celebração é realizada no dia 31 de outubro, com as crianças se fantasiando de monstros e saindo em busca de doces ou travessuras. De acordo com historiadores, a festa teria aparecido a partir de celebrações feitas pelos celtas em tributo aos mortos.

Nessa época, bruxas, caveiras, zumbis, vampiros costumam ser as figuras de destaque. Surfando na onda da Black Friday, que se popularizou aos poucos no Brasil, o Halloween tem se consolidado cada veza mais como uma data importante no mercado nacional.

A tradicional celebração dos países de língua inglesa está cada vez mais comum por essas bandas. Nas décadas recentes, vem ganhando terreno graças a séries, filmes e por influência das redes sociais.

Com isso, as marcas dos mais variados setores têm apostado em campanhas, promoções, experiências, ativações e novos produtos para a data, e o Promoview, tal como acontece em todas as datas especiais do ano, preparou um especial com as melhores ações para o Halloween 2022. Confira!

Baile de Halloween da Sephora

A Sephora, uma das maiores redes de produtos de beleza do mundo, revolucionou o mercado ao criar o Sephora Dark Side of Beauty, projeto que foi lançado em 2019 com um baile icônico de Halloween, em São Paulo, que fortaleceu ainda mais a conexão da maquiagem com o movimento que cresce cada vez mais no imaginário brasileiro.

Após um hiato de dois anos seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, o baile de Halloween retornou ao calendário da marca ainda mais mágico que antes. Para continuar com a tradição, em 2022, a rede francesa lançou o baile “Halloween Sephora: O Outro Lado da Beleza”, projeto que aconteceu no Conjunto Nacional, em São Paulo, no dia 13 de outubro

A proposta deste ano era que os convidados, junto com a embaixadora Sabrina Sato, que apoia o evento desde sua primeira edição, desconstruíssem o mundo real e descobrissem que a beleza tem um outro lado. As marcas parceiras do evento foram Bruna Tavares, Jean Paul Gaultier, KVD Beauty, MAC, Océane e YSL Beauty.

Fanta lançou novo produto com parcerias e app de realidade aumentada

A Fanta não estava para brincadeira neste Halloween. Além de lançar uma nova edição limitada de Fanta Mistério com sabor inédito, a marca fez parceria com o Subway e a BR Mania, que ofereceram um combo especial temático para o lançamento. 

Os combos especiais estavam disponíveis em todas as lojas e as redes desafiaram os consumidores em uma roleta ou um dado que ofereceram diferentes tipos de prêmios separados em categorias temáticas de Halloween, como doces, travessuras, mistério monstruoso e brinde especial.

Além disso, monstros do Halloween criaram experiências assustadoras e divertidas para quem comprasse a Fanta e baixasse o aplicativo oficial da marca. O programa permite a interação com a lata, “dando vida” a personagens, além de conter mini games e cenários para tirar fotos instagramáveis. 

Fruittella teve jogo temático e brincadeira de Halloween

A marca de balas Fruittella, do grupo Perfetti Van Melle, inovou novamente trazendo o jogo “Caça aos Travessos” durante o mês de outubro, em comemoração ao Halloween. Além do jogo, a marca contou com um casting de influenciadores que atuou em diversos níveis de influência, como Babi Sabbag, Camilla Cabral, Fany Ramos e Lucas Clash.

“Caça aos Travessos” é um jogo de realidade aumentada em que o público entra na Vila do Halloween por um portal com três mini games representados por Franklin (o Abóbora), Candyce (a Bruxa) e Sam (o Monstro). O principal objetivo do jogo é resgatar os doces que os travessos capturaram da Vila, e inserir os amantes mirins de halloween em uma jornada divertida em busca de gostosuras.

A Fruittella também levou a brincadeira para as lojas Shell Select de Campinas, no interior de São Paulo, onde os clientes deviam encontrar QR Codes distribuídos pelos ambientes das lojas Shell Select, e em seguida fazer o escaneamento para começar o game.

KitKat

KitKat apresentou uma edição limitada com quatro sabores inspirados em elementos do Halloween. Atendendo aos pedidos dos fãs da marca, as novidades estão à venda no e-commerce da marca e também na loja do Shopping Morumbi, em São Paulo, além dos quiosques da marca localizados nos Shoppings Pátio Paulista, Cidade São Paulo, Eldorado, Anália Franco, Parque D. Pedro, Park São Caetano, Higienópolis e Iguatemi Campinas.  

As versões Pumpkin Pie (torta de abóbora), Bloody Mary (inspirado no drinque com suco de tomate, limão e pimenta), Sour Green Apple (maçã verde ácida) e Scary Berry (blackberry/amora e chocolate que explode na boca) estão disponíveis para a compra enquanto durarem os estoques.

Hershey voltou com HersheyWeen

Através do conceito “É hora de aprontar em família”, a campanha da Hershey abrange um plano de mídia 360, com parceria com influenciadores, conteúdos nas redes sociais e ações no ponto de venda no decorrer de todo o mês de outubro. Assim como em 2021, a marca explora uma identidade visual com elementos do Halloween e traz de volta a família HersheyWeen para fortalecer seu posicionamento e fomentar a celebração do Halloween em família, com muito chocolate.

Além dos conteúdos nas redes sociais, a Hershey também trouxe dos Estados Unidos um portfólio exclusivo e temático com elementos da data comemorativa com os produtos: Hershey’s Cookies ‘N’ Creme Fangs; Reese’s Miniatures Cups; Hershey’s Miniatures With Halloween Foils e Hershey’s Kisses Milk Chocolate With Monster Foils.

Heinz criou loja em formato de mausoléu em floresta da Romênia

a Heinz Global, mantendo a tradição de celebrar em grande estilo a data mais assustadora do ano, elevou o nível dos calafrios desta temporada, com o lançamento da Heinz Black Garlic Mayo, uma Maionese Heinz de Alho Negro em edição limitada, fabricada por meio da combinação da maionese vegana da marca com o sabor rico, picante e levemente adocicado do alho negro.

Para divulgar o novo produto, a marca fez uma ativação diferenciada. Com base no conceito “tão assustadoramente boa que nem vampiros conseguem resistir”, Heinz criou uma loja, em formato de mausoléu, no centro da floresta Boldu-Cretuleasca, na Romênia, para que os vampiros possam se deliciar com o produto. 

O local foi escolhido por ser a floresta famosa por ser assombrada por vampiros e onde o Drácula teria sido decapitado. Os reles mortais também terão a oportunidade de provar esse deleite gastronômico. Para isso, eles devem ter a coragem necessária para adentrar a floresta e visitar a loja a partir da meia-noite do Halloween, no dia 31/10. Aqueles que conseguirem viver essa aventura serão recebidos e presenteados na loja com a Maionese de Alho Negro Heinz.

Burger King criou ação de caça aos fantasmas

O Burger King lançou uma nova campanha de Halloween e surpreendeu seus consumidores com uma ação inédita em que eles têm a oportunidade de detectar atividades paranormais e realizar uma “Caça aos Fantasmas” dentro de suas casas, através do aplicativo do BK, até 31 de outubro.

A rede de fast food levou também a experiência sensorial da campanha também para o App BK, com uma mecânica divertida, curiosa e assustadora, conectando o aplicativo próprio à tecnologia do sensor de campo magnético embutido nos smartphones. 

Para encontrar uma atividade sobrenatural, isto é, uma variação eletromagnética detectada pelo recurso, bastava fazer o login e começar a caça.

Caso a funcionalidade detectasse um fantasma, ou seja, uma variação eletromagnética, surgia uma mensagem com um cupom que dava direito a um sanduíche Whopper grátis na compra de outro, para dividir com o colega fantasmagórico. 

Haribo e Escape 60 criaram ação imersiva

Madrugadas de terror deliciosas. Foi essa a proposta da parceria entre a Haribo, líder mundial de balas de gelatina, marshmallows e regaliz, e a Escape 60, marca pioneira no desenvolvimento de jogos de fuga presenciais e on-line no Brasil.

A ação, Madrugadas do Terror no Escape 60, é realizada entre de 28 a 31 de outubro, nas três unidades de São Paulo, que estarão vestidas de Halloween e contarão com a presença de personagens contratados para assustar os participantes dentro e fora das atrações. Os participantes poderão degustar após as sessões as balas Haribo Dentinhos, no sabor morango e framboesa.

Mr. Cheney lançou cookie Green Velvet e combo especial para o filme Lilo, Lilo, Crocodilo

Doces ou travessuras? A magia do Halloween tomou conta do Mr. Cheney, primeira rede de franquias especializada em cookies e outras sobremesas de inspiração americana no Brasil, e, para marcar a ocasião, a rede apresentou o cookie Green Velvet.

O lançamento é uma junção deliciosa do cookie tradicional, crocante por fora e macio por dentro, elaborado com ingredientes selecionados e com pedaços de chocolate branco com um tom esverdeado especial. Além disso, o Green Velvet é acompanhado por confeitos M&Ms verde e vermelho.

Para tornar a experiência ainda mais especial, o Mr. Cheney fechou parceria com o filme “Lilo, Lilo, Crocodilo” em que na compra de dois cookies Green Velvet + Soda American Green Apple, ganha um ingresso para assistir ao filme nos cinemas de todo o Brasil.  

A ação estreou no dia 28/10 e segue até o dia 20/11 nas lojas físicas.

Aria Phenix e avatares brasileiros fizeram festa de Halloween no metaverso

A it-girl do Metaverso, Aria Phenix, com o objetivo de anunciar e comemorar sua mais recente e exclusiva collab entre avatares nacionais, vai receber, no dia 31 de outubro, amigos virtuais para sua primeira festa de Halloween.

O agito no Metaverso tem de tudo para ser tão bom e assustador quanto costuma ser aqui no mundo real. O local escolhido foi uma mansão mal-assombrada no Metaverso. Nat da Natura e Pin do Ponto Frio estão entre os convidados, além dos avatares CB da Casas Bahia, Nalla Estephan, primeira apresentadora de games do Metaverso, e Theo Rises, primeiro humano virtual brasileiro-coreano e residente na Coreia do Sul, em Seul.

Bacio di Latte trouxe de volta o Waffle Bowl

A Bacio di Latte, gelateria de origem italiana que nasceu em São Paulo em 2011, trouxe de volta uma das sobremesas mais queridinhas dos últimos tempos para celebrar o Halloween: o Waffle Bowl. Essa delícia leva duas bolas de gelato, servido em casquinha crocante, feita na hora e em forma de cestinha, com chantilly e calda de chocolate.

Lançado em edição limitada para a semana do gelato, no mês passado, a sobremesa retorna como opção nas lojas, porém com disponibilidade somente de 28 a 31 de outubro. Dessa vez, o Waffle Bowl recebeu uma nova roupagem para comemorar o Halloween em copinho personalizado, com ilustração de abóbora arrepiante, bem típica da festa.