Experiência de Marca

As melhores ativações da Art Basel Miami Beach 2022

A feira de arte contemporânea contou com a presença de 16.000 pessoas neste ano, e marcou a ocasião com seus maiores sucessos visuais.


O sul da Flórida presenciou o retorno da Miami Art Week e Art Basel Miami Beach de 28 de novembro a 4 de dezembro de 2022. Com a lembrança da pandemia bem distante, o 20º aniversário da Art Basel – cujo parceiro principal foi a UBS – viu a participação saltar de 60.000 pessoas no ano passado, para 76.000 durante sua realização no Centro de Convenções de Miami Beach.

Nossa 20ª edição foi não só a maior de todos os tempos, mas também a mais forte em termos de qualidade absoluta de trabalho“, disse Marc Spiegler, o futuro ex-diretor global da Art Basel

E teve a mais diversa oferta de galerias e vozes artísticas já presentes, tornando este espetáculo notavelmente rico em descobertas. Estamos imensamente orgulhosos do que foi alcançado com nossas galerias, parceiros e a comunidade cultural da cidade“.

A-cidade tem sido elétrica. Nos últimos 20 anos, a Grande Miami se tornou firmemente um destino cultural da mais alta categoria, com esta semana se consolidando como o momento ápice do calendário cultural americano. Não poderíamos estar mais entusiasmados com o que o futuro tem reservado para nós aqui”, acrescentou Noah Horowitz, CEO da Art Basel.

Com o espírito de revisitar os momentos mais significativos da Art Basel, a feira trouxe de volta o Studio Drift para a segunda edição de seu show de drones “Franchise Freedom”, que inicialmente estreou em 2017. A noite apresentou 400 drones voando sobre o Miami Beach Convention Center com música de Joep Beving. O vôo em enxame “imita o comportamento fascinante do estorninho”, de acordo com a dupla de artistas. 

Confira a seguir as ativações com mais destaques da Art Basel Miami Beach 2022:

Louis Vuitton

A Louis Vuitton manteve o compromisso de sua presença anual com uma exposição no salão público externo da feira. 

A apresentação marcou a relação de 10 anos da marca com Yayoi Kusama e apresentou duas figuras de cera que ela criou, assim como um teaser de sua próxima coleção.

A Louis Vuitton também exibiu uma escultura em forma de panda de Takashi Murakami em um baú vintage da Louis Vuitton (foto); pinturas de Richard Prince e Alex Katz; uma foto de Jean Larivière; e a coleção Artycapucines. Em anos passados, a Louis Vuitton apresentou Objetos Nomades na Design Miami e no Miami Design District.

The Gateway: uma metrópole da Web3

No ano passado, houve a ascensão das NFTs na Miami Art Week, mas este ano, as contínuas turbulências do mercado cripto tiveram impactos nas ativações da Miami Art Week. Os eventos principais de NFT diminuíram, mas ainda tiveram fortes exibições ao lado de eventos relacionados à Web3-, IA-, e VR. NFT Now e Mana Common se associaram para apresentar The Gateway: Uma Metrópole da Web3, a segunda ativação anual do evento.

Promovido por MoonPay, The Gateway: Uma Metrópole da Web3 foi um festival de cinco dias em conjunto com a Art Basel que imergiu o Centro de Miami em instalações da Web3. O evento foi gratuito e aberto ao público.

Durante The Gateway, a Porsche anunciou sua coleção NFT 2023, de 7.500 peças baseadas no clássico Porsche 911, e continuou a promover a exposição durante toda a semana. A Porsche também apresentou The Art of Dreams, uma iniciativa internacional de apoio à arte baseada na ideia dos sonhos, no Pérez Art Museum Miami (PAMM). 

Para a peça da PAMM, Chris Labrooy transformou o Porsche em uma escultura infantil. Uma peça igualmente caprichosa de Chris Labrooy Porsche pousou nas areias fora da SoHo Beach House.

DoodlePutt

Em Wynwood, Johnnie Walker se uniu à Doodles,  uma marca de Web3, mídia e entretenimento, para a DoodlePutt, uma ativação de dois dias e para todas as idades com um percurso de 1.800 metros quadrados e nove buracos de minigolfe. 

A experiência cheia de passatempos e diversão contou com um lounge ao ar livre, um bar e um foodtruck de café La Colombe.

VANDYTHEPINK x Johnnie Walker Blue Label

De volta a Miami Beach, Johnnie Walker também teve uma presença no SCOPE. Lá, o anúncio da edição limitada do VANDYTHEPINK x Johnnie Walker Blue Label veio a público no BlockBar.com, permitindo que os titulares do NFT cocriassem um projeto do Johnnie Walker Blue Label com o VANDYTHEPINK através de uma experiência de votação por tokens.

As experiências com tokens apresentam um exemplo claro de uso para as marcas, permitindo que suas comunidades se envolvam em um nível totalmente novo“, disse Avery Akkineni, presidente da Vayner3

“Como resultado, estamos vendo uma nova ligação entre as estratégias de experiência de uma marca e as estratégias digitais, oferecendo um novo canal para impulsionar a lealdade a longo prazo“, acrescentou ela.

Adidas

A Adidas Originals comemorou sua primeira coleção de roupas virtuais chamada (Probably) Real, na Galeria Rudolf Budja. 

O evento exclusivo para convidados utilizou telas, tecnologia de RA, e três salas distintas para guiar os convidados através do universo Adidas Web3.

Meta House

A Meta House foi a aposta da gigante de tecnologia para tangibilizar seu posicionamento em direção a um metaverso igualitário. Para isso a empresa está investindo na comunidade criativa e aprimorando os produtos e ferramentas para promover expressões autênticas, conexões e oportunidades de monetizar sua criatividade.

O evento da Meta dentro da semana de arte de Miami foi repleto de influenciadores e celebridades que presenciaram experiências de realidade misturada.

A Meta House ofereceu uma galeria de arte RV, murais de realidade aumentada interativos, uma oficina de escultura RV apresentando os artistas emergentes COVL, cujo mural incluía um QR Code com animações de dragões, bolhas e flores em um aplicativo da Meta além do show de encerramento ao vivo de Doja Cat.

O espaço também contou com foodtrucks e artistas locais que criaram grafites personalizados, oferecendo um espetáculo ao público.

Fotos: BizBash