Considerada uma das maiores do Brasil, a Liga Nescau JP chega à quarta edição reunindo sete mil alunos/atletas de 300 instituições de ensino de São Paulo até o final de novembro.
Única competição brasileira a incluir portadores de deficiência entre as promovidas pela inciativa privada, além de criar uma ação inédita ao unir esporte e paradesporto, traz ainda outro dado relativo a inclusão no esporte. Pela primeira vez, o número de meninas ultrapassa o de meninos. Em 2018, são 51% de participação feminina e 49% masculina, enquanto no ano passado, a proporção era de 54% a 46% em favor dos garotos.
No sábado (06/10), a Liga Nescau teve mais uma rodada em São Paulo. O clube Esperia recebeu os alunos atletas para disputas nas modalidades atletismo, futsal, tênis de mesa e tênis de mesa adaptado. No total, foram mais de 800 crianças e jovens em ação.
No geral, a competição traz nove modalidades para meninos e meninas, de 10 a 16 anos. São elas: futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, ginástica artística (apontada como uma das razões para o aumento da participação feminina), natação, tênis de mesa e judô. As disputadas são nas categorias pré-mirim (Sub-12 anos), Mirim (Sub-14) e Infantil (Sub-16).
Classificada entre as maiores competições estudantis do Brasil, a Liga Nescau também é uma das mais inclusivas. Além das nove modalidades convencionais, também inclui o paradesporto, com seis esportes adaptados: atletismo, basquete sobre rodas, tênis de mesa, vôlei sentado, natação e judô.
Para incentivar ainda mais a garotada, a Liga Nescau JP conta com sete embaixadores para a competição de 2018: a jogadora de vôlei Tandara, o craque Falcão, a judoca Mayra Aguiar, o ex nadador Thiago Pereira, a ginasta Flávia Saraiva, a paratleta Verônica Hipólito e o jogador de basquete Yago Mateus. As rodadas da quarta edição do torneio serão nos clubes Sírio, Juventus e Esperia. As finais estão programadas para os dias 24 e 25 de novembro, no Pacaembu.
Evolução
A Liga Nescau foi denominada como Copa Nescau nas primeiras três edições. Para 2018, não é apenas o nome que muda. A competição cresceu de cinco para 15 modalidade, além de aumentar a inclusão com mais opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco para sete mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições.
A realização da Liga Nescau representa uma importante iniciativa de marca de achocolatados da Nestlé com o objetivo de disseminar os valores do esporte entre as crianças e famílias, por meio do estímulo ao convívio social e à interação, provocando o espírito de equipe e coletividade, além da empatia e companheirismo.
Para promover a Liga Nescau, a Nestlé conta com a parceria do Grupo Speeed, responsável por toda a operação do torneio.
A comunicação da marca fica a cargo da Agência Ogilvy e toda a identidade visual é tratada pela FutureBrand. Informações sobre a Liga Nescau Jovem Pan estão disponíveis aqui.