Experiência de Marca

Menos um evento esportivo em 2014

A Band não vai mais realizar a Indy 300. Ela não comenta oficialmente, mas o mercado anunciante diz que a rede deve abrir mão do evento em 2014. Isso comprova que quando não tem profissionais de agências especializadas no comando, o fracasso é certo.

Depois da Rede Globo anunciar o fechamento da sua agência de marketing esportivo, a GEO Eventos (Veja aqui), agora chegou a vez de outra emissora entregar os pontos.

Informações do mercado dão conta que a Band não vai mais realizar a Fórmula Indy em São Paulo, pelo menos em 2014. O canal tem os direitos de organização da etapa até 2019, mas a direção resolveu engavetar o evento, que era considerado muito oneroso.

Indy São Paulo 300 (Foto: Paulo Liebert/AE).

A prova envolvia cerca de 600 funcionários da emissora em mais de 20 horas de transmissão, além de uma estrutura de camarote para cerca de 500 pessoas. No calendário da competição para 2014 não aparece mais a etapa de São Paulo.

Camarote da Unilever na Indy São Paulo em 2011 (Foto: Divulgação/Unilever).

Em fase de reestruturação, com demissões e corte de gastos, a emissora não quer arcar com o elevado custo da competição, que em suas edições anteriores não atendeu às expectativas em vendas de ingressos e audiência. A rede chegou a gastar cerca de R$ 50 milhões na realização da Indy 300 SP em 2010.

O fim da etapa paulista é um sinal de que tanto Band quanto Rede Globo tem acesso ao capital e força de comunicação necessária para alavancar estas iniciativas. O problema não está nos altos custos para a realização, e, sim, no fato de não haver pessoas especializadas no seu comando.