Experiência de Marca

Mercado promo: o momento pede criatividade

As ações promo continuam sendo uma excelente ferramenta para ativação de marca. Nem sempre elas precisam contar com celebridades, estruturas mirabolantes ou ocupar grandes espaços para ser bem-sucedida.

Quando se pensa em promo, a primeira ideia que se vem à cabeça, é que ela tem que ser algo espetacular e que irá ter um custo muito alto. Na realidade, quando bem pensada e planejada, ela pode atingir o objetivo proposto que é a interação entre a marca e o cliente com baixo custo.

As ações promo continuam sendo uma excelente ferramenta para ativação de marca. Nem sempre ela precisa contar com famosos, com estruturas mirabolantes, ocupar grandes espaços, enfim, não há necessidade de altos investimentos, mas sim, de muita criatividade, principalmente quando a ordem é economizar, em função da crise econômica pela qual o País vem passando.

Foto: Reprodução/Google.

economia

Podemos citar como promo de baixo custo e de grande impacto, a realizada pela marca Apracur no Rio de Janeiro e Manaus.

Para se aproximar ainda mais de seus consumidores, Apracur, sinônimo de medicamento contra gripes e resfriados, realizou uma ação de live marketing denominada “Guardas da Chuva” para as principais estações de metrô do Rio de Janeiro (RJ) e para as ruas mais movimentadas da cidade de Manaus (AM).

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Na ação promo, promotores munidos com galochas, capas e guarda-chuvas, ofereceram caronas para as pessoas desprevenidas. Assim, elas se protegiam e evitavam os incômodos resfriados desta época do ano. (Veja o post completo aqui).

Outra promo de baixo custo, porém de grande impacto, foi a realizada pelo Shopping da Ilha, em São Luís (MA).

Para ativar a ação promocional de Dia das Mães, na qual um carro zero seria sorteado (promo tradicional em todos os shoppings do Brasil), foram feitos panfletos escrito “Vende-se”, que foram colocados em todos os carros que estavam no estacionamento do centro de compras.

Todos os clientes foram surpreendidos quando retornavam aos seus veículos e viam que seus carros estavam à venda. No verso do panfleto tinha o anúncio do sorteio do carro pelo shopping e instruções para o cliente participar da promoção.

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A Caixa Seguros também ativou os seus serviços com uma promo de baixo custo, criada pela Ás Promo. Pegando carona em um incidente ocorrido no pátio da UniCeub, em Brasília, onde um homem de nome João bateu em um carro estacionado e deixou um bilhete para que o dono lhe procurasse, a agência o reproduziu.

Ao se deparar com esse bilhete, as pessoas davam a volta no carro procurando algum amassado. Mas, dessa vez, para a felicidade dos motoristas, ele não estava batido. E, no verso do bilhete, a ação promo era revelada: “Se o João fugir, não se preocupe. Quem tem um Caixa Seguro Auto pode ficar tranquilo.” (Veja aqui).

O bilhete deixando com o recado do João trazia um recado da Caixa para as pessoas (Foto: Divulgação/Caixa Seguros Auto).

Poderíamos listar aqui centenas de ações de marketing promocional que obtiveram sucesso graças à criatividade de agências e marcas e que certamente ficarão na memória do público-alvo. Apresentamos apenas três para mostrar que isso é possível.

A palavra do momento é economia. Mas, só se sai da crise investindo, e, com criatividade, isso é possível. O mercado promocional continua em alta. Invista nele.