Meta e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta segunda-feira (27) uma parceria para que Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads sejam as plataformas oficiais do Time Brasil. O acordo, previsto até dezembro de 2028, tem como objetivo ampliar a conexão do COB com os fãs de esporte e fortalecer a relação entre o público e os atletas a longo prazo.
“Temos uma relação de longa data com o COB, mas estamos levando a parceria a outro patamar agora. Teremos uma série de ações envolvendo todo o ecossistema do COB, desde atletas, parceiros, patrocinadores e criadores, com o objetivo de aproximar as pessoas ainda mais do esporte por meio dos nossos aplicativos. Com foco em criatividade e conexão, vamos aproveitar os melhores atributos de cada um dos serviços da Meta da melhor forma para criar experiências que sejam marcantes”, explica o vice-presidente e diretor geral da Meta no Brasil, Conrado Leister.
O acordo entre Meta e COB prevê a criação de um chatbot no WhatsApp, que já está sendo desenvolvido em parceria com a Smarters. A ideia do chatbot é servir como uma segunda tela para os fãs, com todas as principais atualizações, agendas, interação com o Time Brasil e muito mais.
“Estamos muito felizes em reforçar essa conexão com a Meta neste momento tão importante do ciclo olímpico. Os Jogos Paris 2024 se aproximam e temos uma grande operação de comunicação planejada. Além das medalhas no campo de jogo, queremos que o Brasil atinja recordes também no ambiente digital. Assim, a parceria com a Meta é estrategicamente fundamental para valorizarmos os esportes olímpicos, possibilitando a criação de uma conexão mais íntima e duradoura do público com os atletas”, afirma Rogério Sampaio, diretor geral do COB e campeão olímpico em Barcelona 92.
A criação de conteúdo de qualidade em torno dos esportes olímpicos é chave para amplificar toda a jornada do Time Brasil e aumentar o engajamento com os fãs antes, durante e depois do período olímpico. Por isso, a parceria entre Meta e COB conta também com uma série de ações de educação, ativação e engajamento para atletas, criadores de conteúdo parceiros do COB e patrocinadores do comitê.
Serão workshops sobre melhores práticas de uso das plataformas da Meta, filtros de realidade aumentada do Time Brasil, além de espaços dentro da Casa Brasil, em Paris, e da FanFest, em São Paulo, para ações exclusivas de relacionamento e engajamento.
Os fãs brasileiros de esportes estão entre os mais ativos no mundo em nossas plataformas, como pudemos comprovar em edições anteriores de grandes eventos esportivos globais. Dos 10 atletas com o maior número de interações nos Jogos de Tóquio no Instagram, seis eram brasileiros. “Queremos agora expandir esse engajamento para além desse período olímpico e, por isso, vamos apoiar o COB e seus parceiros com ativações focadas em criatividade e interatividade”, reforça Leister.
A parceria com o COB será ainda reforçada por uma nova fase da campanha de marketing da Meta “Tá na sua mão”, lançada em setembro de 2023 com o objetivo de contar histórias reais de brasileiros que tiveram suas vidas impactadas de forma positiva pelo ecossistema de aplicativos da Meta. Nesse novo momento, os vídeos darão visibilidade às jornadas de atletas brasileiros rumo a Paris, enfatizando seus desafios e conquistas em diferentes modalidades esportivas e o papel dos aplicativos da Meta em suas trajetórias.
No ambiente digital, o Comitê Olímpico do Brasil está entre as potências mundiais. As redes sociais do COB (@timebrasil) são líderes em engajamento entre os países, segundo levantamento feito pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais. E o Brasil está em segundo lugar no ranking de número de seguidores, com mais de 5,6 milhões de inscritos em suas redes, atrás apenas dos Estados Unidos, com quase 10 milhões de inscritos.