Experiência de Marca

#MeuNúmeroÉ180 alerta foliões por um Carnaval mais seguro

Os 100 anos do samba e o alerta para a prevenção da violência contra as mulheres dão o tom da ação de marketing sustentável inspirada pelo clássico Pelo Telefone, de Donga.

Os 100 anos do samba e o alerta para a prevenção da violência contra as mulheres dão o tom da campanha #MeuNúmeroÉ180, inspirada pelo clássico Pelo Telefone, de Donga.

Realizada com o apoio da ONU Mulheres e da campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”, a iniciativa visa incentivar a busca por serviços públicos especializados de atenção às vítimas por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

“O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. Os dias de diversão e folia devem ser bem vividos por todas as pessoas. A campanha alerta as mulheres sobre o direito de viver sem violência e o que devem fazer nos casos de violência, acionando o Ligue 180, serviço gratuito e disponível 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados, para saber como fazer a denúncia, localizar os serviços de polícia, justiça e saúde mais próximos. Aos homens, a campanha manda a mensagem de que devem ser solidários às mulheres, colaborar para evitar a violência e apoiar as mulheres nos casos de agressões. Para a sociedade como um todo, essa campanha defende que a violência contra as mulheres é inaceitável e que todas e todos devem desenvolver cultura e atitudes voltadas à igualdade de gênero.”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

#MeuNúmeroÉ180

A campanha pro bono, criada por mulheres e para mulheres, foi desenvolvida pelas agências The Aubergine Panda e Lynx – sem fins lucrativos e unbranded –, inspirada nos inúmeros depoimentos e manifestações que tomaram conta das redes sociais em 2015, com histórias de assédio e violência.

E, como o Carnaval é um período de diversão, mas também de agressões físicas e verbais contra as mulheres, as agências resolveram conscientizar a população, usando como gancho a comemoração dos cem anos do samba.

Para isso, foi criada uma paródia baseada no primeiro samba gravado no Brasil, Pelo telefone (Donga): “O chefe da folia pelo telefone manda me avisar que com violência não dá para brincar”, que foi somada à assinatura: “Se a abordagem é agressiva, #MeuNúmeroÉ180.”

Toda a divulgação foi feita por meio de um trabalho de relações públicas, desde o mapeamento de personalidades vinculadas ao samba e celebridades até o relacionamento com influenciadores digitais.

Foram enviados kits com camisetas para celebridades, clientes e funcionárias das agências, com a sugestão de compartilhamento de fotos com a hashtag #MeuNúmeroÉ180 nas redes sociais.