O Conselho de Promoção do Turismo do México (CPTM) lançou sua nova campanha global "México, Um Mundo Em Si Mesmo", na cidade de Nova Iorque na noite da última segunda-feira, dia 25.
A campanha representa um novo capítulo no posicionamento e promoção global da marca turística México e concentra-se nas experiências vividas e multifacetadas que fazem seus visitantes voltarem a visitar repetidas vezes.
"México, Um Mundo Em Si Mesmo", destaca a imensidão e a diversidade da oferta turística do México e vem em um momento em que o país é classificado como o 8º país mais visitado do mundo (ranking 2017), depois de ter se classificado em 15º na lista em 2012 (fonte: OMT), superando significativamente o crescimento médio da indústria do turismo em todo o mundo.
"A nova campanha é um convite para mergulhar em tudo o que o México tem", disse Hector Flores Santana, Diretor Geral do Conselho de Turismo do México. "Sentimos que o nome diz tudo: o México é verdadeiramente um mundo em si mesmo. Constantemente ouvimos os visitantes dizerem que o México é diferente de tudo que eles já experimentaram.
Comumente compartilham a admiração que sentem ao descobrir que em apenas um dia podem relaxar em uma das melhores praias do mundo, passear por mercados repletos de cores, ouvir os moradores locais falando na língua maia, visitar um cenote com águas cristalinas escondido na selva e, finalmente, provar os sabores que misturam arte e tradição da cozinha mexicana durante o jantar.
Na viagem, os visitantes também se maravilham com os sorrisos dos mexicanos, enquanto desfrutam de um serviço hospitaleiro da mais alta qualidade – elemento mundialmente famoso do México. Esta nova campanha pretende capturar este sentimento positivo de sensações e descobertas ".
Ao contar histórias sobre essas diversas experiências que o México oferece através de seus destinos para uma grande variedade de viajantes, a campanha se concentra no renomado posicionamento do México como um mega destino. É um país que consegue atrair o mesmo visitante mais de uma vez, promovendo estadias mais longas a cada viagem, a fim de explorar plenamente a riqueza e diversidade encontrados nos destinos. Neste sentido, a campanha levanta que a questão não é se você deve visitar o México, em vez disso, a questão é " o quão longe você deseja ir e imergir?".
"Um Mundo em si Mesmo" também destaca o aspecto colorido, mágico e, até mesmo, surrealista do México, que tem inspirado exploradores, artistas e filósofos por milhares de anos. Salvador Dalí, o aclamado e excêntrico artista espanhol, afirmou sarcasticamente: Não há como voltar para o México. Não posso ficar em um país que é mais surrealista do que as minhas pinturas".
Nada capta melhor esse surrealismo do que a celebração do Dia dos Mortos. Uma data em que os turistas podem ficar imersos nesta tradição que evoluiu ao longo de milhares de anos, onde famílias e amigos mexicanos honram e lembram seus entes queridos com altares, comida, flores, decorações coloridas e festas que simbolizam como os mortos ainda dançam e comemoram com os vivos.
O lançamento desta campanha de marketing global multifacetada tem suas primeiras fases focadas na atualização do site visitmexico.com, assim como diferentes programas de mídias digitais e sociais, e importantes esforços de relações públicas em parceria com a indústria de turismo e os destinos do México. Em outubro ações de Promoção, eventos e publicidade começarão a se espalhar globalmente em todos os mercados.
Uma nova plataforma digital será lançada em dezembro, permitindo a interação com o vídeo "Um Mundo em si Mesmo", com uma visão 360 graus que simulam experiências que podem ser vividas no México, além de uma ferramenta que permite os usuários criarem listas de destinos para visitar.
O conteúdo e as mensagens da campanha também foram projetados para ser personalizados por mercado, segmentos de consumo e de acordo com os produtos turísticos que o México oferece, incluindo sol e praia, romance, aventura e natureza, turismo médico, LGBT, cruzeiros, turismo cultural, eventos de alto impacto, sustentabilidade e gastronomia.
O diretor de marketing da CPTM, Emmanuel Rey, afirmou: "Agora mais do que nunca, é hora do México se conectar com os turistas em um nível mais pessoal. Um Mundo em si Mesmo conquistará os consumidores ao compartilhar a diversidade de experiências que o México tem para oferecer e, principalmente, desafiará os turistas a viverem suas experiências ao máximo, despertando a imaginação e garantindo que viajar é descobrir um mundo em si mesmo".