Experiência de Marca

Michelin e CBF juntas pela segurança das crianças

O jogador David Luiz é o embaixador da parceria e na divulgação da ação de marketing sustentável #SaveKidsLives no Brasil, cujo slogan é: "Juntos pela segurança no trânsito".

A cada quatro minutos no mundo e a cada duas horas no Brasil, uma criança morre em decorrência de acidentes de trânsito – outras são severamente feridas. Por ano, são 186.300 vítimas no mundo, em média 500 crianças por dia.

Para apoiar as ações e metas pela segurança viária, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Michelin e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se uniram para apoiar a campanha #SaveKidsLives, com o slogan “Juntos pela segurança no trânsito”.

O movimento visa recolher o maior número possível de assinaturas no website da campanha #SaveKidsLives, por meio de uma adesão eletrônica, rápida e fácil.

save childrens cbf michelinO jogador David Luiz é o embaixador dessa parceria entre a Michelin e a CBF na divulgação dessa ação de marketing sustentável no Brasil.

Foto: Divulgação.
David Luiz é o embaixador da ação de marketing sustentável.
David Luiz é o embaixador da ação de marketing sustentável.

O objetivo é chamar a atenção das autoridades de todo mundo para pedir que incluam a segurança no trânsito em suas agendas e discussões. A previsão é que, em setembro de 2015, os líderes mundiais concluam um documento com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pós 2015”, cujo desafio é incluir a segurança viária como um dos seus eixos.

Em novembro desse ano, será realizada, em Brasília, a Conferência Global sobre Segurança Viária. Nela, representantes mundiais analisarão os progressos realizados na Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020, e serão definidos os próximos passos, no Brasil e no mundo, para salvar cinco milhões de vidas até 2020.

Proteger Crianças e Jovens: Prioridade Global

A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendou dez estratégias para reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito, especialmente crianças e jovens, considerados mais vulneráveis:

1. Controlar a velocidade.
2. Reduzir o “beber e dirigir”.
3. Usar capacete para ciclistas e motociclistas.
4. Usar cinto de segurança e cadeirinhas com cinto*.
5. Dar maior visibilidade às crianças por meio do uso de roupas e mochilas com tecidos luminosos.
6. Melhorar a qualidade da infraestrutura viária.
7. Incluir nos veículos airbags e outras tecnologias de segurança, adequando o design.
8. Desenvolver programas voltados para jovens motoristas.
9. Oferecer cuidados de saúde adequados para crianças e jovens.
10. Dar especial atenção às crianças nas ruas e no trânsito.

* Em média, reduzem em 59% o risco de sequelas em crianças de quatro a sete anos de idade.

De acordo com a OMS, as mortes no trânsito representam um dos principais problemas de saúde pública no mundo durante a infância: é a primeira causa de morte na faixa de 15 a 17 anos; a terceira entre crianças de dez a 14 anos; e quarta na faixa de cinco a nove anos.

Para Marco Moretta, vice-presidente da Michelin América do Sul, a adesão dos ídolos do futebol, uma paixão nacional, é essencial para dar a importância merecida ao tema e garantir uma mobilização da população no sentido de promover uma mobilidade mais segura para as crianças e os jovens, seja como pedestres, ciclistas ou passageiros de veículos.

“A responsabilidade pela segurança no trânsito deve ser promovida por todos, seja em parcerias entre o setor privado, setor público e a sociedade, seja individualmente. O importante é que todos estejam juntos nessa campanha em prol da segurança no trânsito.”, explica Marco Moretta.

“Há necessidade de mudança de mentalidade para transformar as estradas em locais mais seguros, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, ciclistas, motociclistas e pedestres. É uma causa urgente e que necessita de uma adesão da sociedade e das autoridades.”, afirma Moretta, lembrando que no Brasil, em 2012, o Ministério da Saúde indicou que, dos quase 5.600 mortos no trânsito, cerca de 13% tinham menos de 19 anos de idade.

“A CBF se sente gratificada em participar de um movimento de tamanha importância. Nada melhor que buscar por meio do esporte, especialmente do futebol, o engajamento de todos os segmentos da sociedade nesta campanha que busca reduzir a perda de vidas em acidentes de trânsito, sobretudo a dos nossos jovens e crianças.”, ressalta Walter Feldman, secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol.

Ações da Michelin e CBF

O mês de maio contará com importantes eventos ligados à segurança no trânsito: o movimento Maio Amarelo, de 4 a 10 de maio, organizado pela Observatório Nacional de Segurança Viária, e a terceira Semana Internacional de Segurança no Trânsito, realizada pela ONU.

Durante esse mês, a Michelin e a CBF promoverão uma série de ações para dar visibilidade ao assunto, como a campanha de adesão ao #SaveKidsLifes, incluindo o lançamento da bola temática, faixas nos jogos e estandes nas partidas da primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto: Paulo Jabur.
Bola temática da primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Bola temática da primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Michelin Best Driver

A missão da Michelin é contribuir para a melhoria da mobilidade das pessoas e das mercadorias de forma sustentável. Por isso, a segurança no trânsito sempre foi uma preocupação da empresa.

Em 2014, a empresa promoveu o Michelin Best Driver, programa que percorreu sete Capitas e 15 universidades brasileiras de setembro a outubro, para conscientizar jovens universitários sobre os perigos do trânsito.

No total, mais de 25.000 universitários participaram e cerca de mil estudantes se inscreveram na competição. O motorista mais seguro do País, vencedor do programa, foi o estudante Eric Peixoto Barboza, de 23 anos de idade, aluno de Engenharia Civil na UFBA, da Bahia. Ele foi premiado por ter tido o melhor desempenho na nota média de segurança: 100.

Para chegar a essa marca, um aparelho de telemetria mediu durante 30 dias alguns indicadores fundamentais para uma condução segura: aceleração, frenagem, curva, ultrapassagens e velocidade.

O universitário ganhou um carro 0 km das mãos do bicampeão mundial de F1 Emerson Fittipaldi, durante a realização da tradicional prova de automobilismo Le Mans 6h SP, realizada no Autódromo de Interlagos.