Um plano estratégico para implementação de SEO no seu site é tudo que você precisa para alcançar ótimos resultados sem demora.
Cada site que encontrarmos ao realizar alguma pesquisa no Google apresenta um nível diferente de “sucesso”, por causa disso, precisamos estar muito atentos ao que estamos fazendo de certo e errado para ranquear nosso conteúdo!
Essa auditoria, quando realizada por um profissional, pode levar algumas horas. Mas, quando concluída, passa um panorama muito esclarecedor sobre o que deve ser feito para melhorar os resultados. Com isso em mente, confira o conteúdo valioso a seguir!
Confira os 15 pontos para auditoria SEO em seu site
1. Trace os objetivos do seu site
A primeira e mais importante tarefa no momento de criar um site é definir os objetivos dele, caso contrário, você apenas andará em círculos e não será capaz de alcançar bons resultados. Nesse contexto, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- Que tipo de público eu desejo alcançar?
- Em que estágio de consciência meu público está?
- O que eles estão procurando que eu posso oferecer facilmente?
Depois de respondidas, você terá mais clareza para seguir os próximos passos.
2. Observe o tráfego do seu site
Ilusoriamente, milhares de criadores de conteúdos acreditam que um grande número de cliques significa alguma coisa. A verdade? Não significa necessariamente. Para ter sucesso em seu negócio, você precisa reter a atenção do público certo. Com isso em mente, analise as movimentações no seu site e observe se está recebendo um público convertível, caso não esteja, você precisa rever as suas estratégias de SEO!
3. Garanta o rastreamentos das palavras-chave
Não estaria você negligenciando o poder das palavras-chave? Elas fazem toda diferença no bom posicionamento de um conteúdo no Google e em outros navegadores usados; e isso acontece porque, através de palavras-chave, o tópico principal do seu site é entendido e distribuído para a área certa. Sem esse mecanismo, é impossível ranquear bem. Garanta o rastreamento das palavras-chaves certas, e continue avançando em posições cada vez mais altas.
4. Verifique se há páginas indexadas no Google
Você precisa conhecer bem a estrutura do seu site e, para isso, nada melhor que contar com o Google Search Console para verificar. Se alguma página estiver em falta, significa que o Google não reconheceu e há algum problema a ser resolvido!
5. Busque por problemas técnicos
Você precisa correr atrás do erro técnico, e não esperar que ele surpreenda você no momento mais inoportuno! Para isso, separamos alguns lugares em que você pode procurar.
- Busque por um certificado SSL ausente
- Busque por links quebrados na página inicial
- Busque por páginas duplicadas
- Busque por carregamentos lentos
Fez tudo isso? Excelente, você está um passo à frente dos imprevistos que podem ocorrer futuramente. Siga em frente!
6. Verifique a estrutura do site
O próximo passo é verificar a estrutura do site, não importa quantas páginas haja no total, você precisa estar apto a abrir cada uma delas rapidamente. Separe um tempo para navegar em seu site através de outra conta, veja como está a experiência do usuário e identifique as raízes do problema. Você verá como esse processo de “exploração” irá garantir bons avanços.
7. Inclua links internos
O poder de uma boa teia de links internos faz toda a diferença no que consta um bom posicionamento no Google. O SEO do seu site sorri para você quando há links internos o suficiente, além disso, essa é uma ótima maneira de reter a navegação do usuário e garantir que ele se envolva no conteúdo, confiando cada vez mais em seu profissionalismo a ponto de comprar produtos e serviços futuramente.
8. Analise as imagens do seu blog
Imagens que não foram propriamente carregadas, estão em um formato errado ou com qualidade visivelmente ruim, prejudicam consideravelmente o desempenho do seu site. Para reverter essa situação, garanta que as imagens estão no tamanho certo e carreguem rapidamente. Isso vai desde a logo do site ou blog, até as imagens-capa de post e fotos ilustrativas nas seções de produtos; você precisa ser bastante crítico e perspicaz nesse momento de análise!
9. Observe a URL do seu site
Se você prestar atenção, verá que os sites mais ranqueados do Google possuem uma característica em comum: eles têm uma URL o mais limpa possível. É disso que você precisa, uma URL que seja fácil de ler, entender e bastante intuitiva em relação ao conteúdo que pode ser encontrado ali. Por exemplo: prefira usar “bolosdecenoura.com/3-receitas-inéditas-de-bolo” do que “bolosdecenoura.com/blogpost#TJ3/3-receitas-inéditas-de-bolo-para-fazer”. Entende?
10. Utilize geradores de palavras-chave
Os geradores de palavras-chave são muito úteis para descobrir o que as pessoas realmente estão pesquisando. Não perca seu tempo criando palavras aleatórias na tentativa de adivinhar o que funciona melhor, use geradores para ranquear seu conteúdo com as palavras mais convertíveis.
11. Revise os elementos SEO de cada post
Escreveu o artigo e ele está pronto para ser publicado? Isso é ótimo, mas será que ele está no ponto certo para rodar no Google? Confira os seguintes elementos:
- Como está a legibilidade da escrita do conteúdo?
- Como está o aspecto visual do artigo?
- Você incluiu meta-descrição, frase-foco e tags?
Esteja atento a cada um desses detalhes para um desempenho cada vez melhor.
12. Extraia o melhor das festas do ano
O número de pesquisas relacionadas aos maiores eventos e festas do ano bombardeia o Google todo ano, isso significa que você deve ter um calendário apontando as festas que, de alguma maneira, estão relacionadas ao seu conteúdo. Planeje antecipadamente e, se possível, poste o quanto antes para ranquear antes dos outros sites!
13. Use constância a favor do seu posicionamento
Um site que publica apenas um artigo por semana é mais efetivo do que aquele que publica “no momento que quer”, por esse motivo, a constância é sim uma variável importante no posicionamento. Ela se classifica como um ponto de auditoria SEO que não pode ser ignorado!
Lembre-se de definir dias ou horários específicos para sua publicação, dessa maneira você irá garantir um crescimento fidelizado de potenciais clientes em seu site.
14. Coloque as palavras-chave no início do título
Atualmente, a maioria das pessoas realiza pesquisas no Google usando apenas palavras-chave. Isto é, em vez de pesquisar “receitas deliciosas de torta de frango com bom custo-benefício”, as pessoas pesquisam algo parecido com “receita torta frango fácil barata”. Por causa disso, sua estratégia precisa ser usar essas palavras-chave ao seu favor logo no título. Prefira títulos curtos, específicos e bastante “lógicos”. Pense: o que eu pesquisaria se estivesse buscando por isso?
15. Inclua links externos
Sim, usar links externos também é um fator muito importante – e indispensável – no que tange posicionar bem o seu conteúdo. No entanto, o lugar para onde você deseja direcionar seu usuário precisa ser estratégico. Você pode fazer parceria com outros blogs ou mesmo incluir links de produtos à venda, produtos estes do qual você é afiliado ou vende de maneira independente. Tudo isso contribui para a otimização inteligente do seu site!
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