Mais de cinco bilhões de aparelhos celulares no Brasil, e isso só mostra que a expansão e o sucesso da marca começam na palma da mão. Sabe como? Conhecendo e apostando nas estratégias de mobile marketing.
Logo abaixo, irei lhe mostrar quais as vantagens e como você pode engajar seus clientes por intermédio dos smartphones.
Vamos lá!
O que é mobile marketing?
Mobile marketing são estratégias que uma empresa utiliza para se comunicar, atrair e fidelizar clientes por meio de dispositivos móveis. Algo parecido com o marketing on-line e off-line.
A diferença mesmo está no “canal” explorado, e, consequentemente, no modelo das ações. Provavelmente você já deve ter recebido um SMS ou ter sido impactado por um anúncio de alguma loja em que você está perto. Essas são algumas das estratégias de marketing para smartphones.
Quais as vantagens do mobile marketing?
Agora que você já sabe o que é o mobile marketing, iremos te mostrar quais são seus benefícios.
Sua primeira vantagem é o alto alcance. Como mencionamos lá em cima, o Brasil tem mais de 5 bilhões de celulares. Pense que os donos de muitos desses celulares podem ser o seu público-alvo. Não dá para deixar de espalhar suas ideias e, ainda, vender seus serviços e produtos para tantas pessoas.
Seu segundo benefício, é que, por meio do celular, é possível ter uma comunicação instantânea. Afinal, homens e mulheres checam o celular o tempo todo, podendo visualizar e interagir com marcas.
Outro ponto importante é relacionado ao GPS nos smartphones. Por exemplo, uma pessoa que pesquisa por bares e restaurantes no Google, seu mecanismo de busca já mostra automaticamente os que estão ao seu redor. Ou seja, é uma excelente estratégia para colocar o seu empreendimento na rota da clientela.
Como faço para aplicar o mobile marketing?
Após termos te explicado as principais vantagens, você deve ter ficado mais interessado no mobile marketing, por isso reunimos 4 ações que farão a diferença nos seus negócios.
1. SMS
Se você pensa que SMS são coisas do passado, sinto em lhe dizer que está totalmente errado! Essa forma de comunicação é ideal para informar sobre o lançamento de novos produtos, mudança de endereço do seu comércio. Além de enviar cupons promocionais, códigos de barra para pagamento de produtos e serviços etc.
2. E-mail marketing
O e-mail marketing também é uma ótima ferramenta para a propagação da sua marca. Envie não só textos, como, também, fotos, vídeos e até gifs. Fez uma publicação em seu blog ou em seu e-commerce? Chame seu público por intermédio dos e-mails.
3. Redes sociais
Como dissemos, os brasileiros passam a maior parte do dia nas redes sociais. Por isso, lembre-se de explorar esses tipos de sites. Comece com uma página, ou um perfil da sua marca. Depois, crie posts com textos, imagens, vídeos. Além disso, use os stories, a comunicação por lá é bem mais rápida e fisga muitas pessoas.
O melhor de tudo isso, é que nas redes sociais você pode criar anúncios, fora a possibilidade de acompanhar as ações nas próprias redes sociais, como, por exemplo, no Facebook Business. Lembre-se! Nesses sites, é bem mais fácil entender o perfil e comportamento dos seus clientes.
4. Site responsivo
Um cuidado a ser tomado é garantir que o seu e-commerce tenha páginas responsivas. Mas, o que significa isso? Um site responsivo é quando ele funciona perfeitamente em quaisquer dispositivos móveis.
Nessa tarefa, é fundamental atentar-se aos tamanhos das imagens, layout responsivo, botões clicáveis pela ponta dos dedos e muito mais. Sem esses pontos importantes, não é possível garantir uma ótima navegação para os seus usuários.