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Melhorar a experiência do consumidor é um fator essencial para o sucesso de uma empresa. Conheça alguns métodos para trabalhar neste aspecto no seu negócio!
Quando se tem uma empresa, é essencial se manter aberto para pesquisar sobre estratégias e métodos que podem ajudar a melhorar a experiência do cliente.
Afinal, o retorno de uma vivência positiva dos consumidores é fundamental para que você fidelize essas pessoas e conquiste outros clientes.
Nesse sentido, é importante conhecer estratégias que ajudem no fluxo de trabalho e sejam focados no cliente. Essas estratégias vão desde métodos ágeis, como o Kanban, até técnicas de atendimento modernas.
Um ponto positivo para te incentivar a focar na experiência do cliente é que há uma melhora na percepção do público em relação a marca, o que colabora com o retorno financeiro da empresa como um todo.
Pensando nisso, trouxemos 4 métodos que podem te ajudar a melhorar a experiência do consumidor. Confira!
1. Conheça a fundo seu cliente
Um dos métodos mais importantes para melhorar a experiência do consumidor é conhecer muito bem o perfil do seu cliente.
Afinal, como melhorar a experiência do cliente sem saber quais são suas preferências? É nesse momento que os estudos e pesquisas sobre análise de dados e o perfil do consumidor são imprescindíveis.
Existem muitas estratégias que podem te ajudar a definir e entender a fundo qual é o perfil do seu consumidor. Seja com métodos de métricas e análises mais tradicionais, ou encontrar quais são as preferências do consumidor por meio da gestão de relacionamento do cliente.
Com essas informações, você já pode começar a montar estratégias de acordo com as preferências dos seus consumidores.
Quer um exemplo? Com uma pesquisa, você pode descobrir que uma boa parcela dos seus clientes tem um canal “X” de atendimento como preferencial. Assim, vale a pena investir na otimização desse serviço.
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2. Entenda a forma como os clientes gostam de se comunicar
Falando em canais de atendimento, esses são aspectos essenciais quando falamos em melhorar a experiência do consumidor.
Quando se tem uma boa resposta do cliente ao resolver um problema ou dúvida pelos canais de atendimento, sua experiência com a marca também é otimizada.
Assim, uma das etapas mais importantes é conhecer quais são os canais de atendimento preferidos dos seus clientes e como esse serviço pode ser melhorado. Ou seja, não basta somente disponibilizar o contato do e-mail como principal fonte.
O ideal é disponibilizar canais de atendimento diversos, que possam ampliar as opções de contato do cliente.
Abaixo, confira algumas das possibilidades para ter diferentes canais de atendimento ao cliente:
- Autoatendimento.
- Ouvidoria.
- Contato via e-mail.
- Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
- Atendimento via WhatsApp.
- Chatbots.
- Call center.
3. Aplique uma metodologia de projetos nas equipes
Engana-se quem pensa que metodologias de projetos são úteis somente para o sucesso da indústria. Existem vários métodos que podem ser aplicados em setores do comércio e prestação de serviços, com foco em melhorar a experiência do consumidor.
Nesse sentido, uma das melhores alternativas é o Kanban. O Kanban é uma metodologia de gestão visual que pode ser aplicada em várias áreas de uma empresa, principalmente naquelas relacionadas à entrega de produtos ou serviços.
Para quem não conhece, o Kanban tem uma estrutura de quadros, que permite visualizar o fluxo de trabalho da sua equipe, desde a criação do produto ou serviço até a entrega ao cliente.
Você pode usar o Kanban para identificar ações que precisam ser feitas, que estão em andamento e o que já foi concluído. Por ser visual e colaborativo, é possível ter uma noção clara e direta sobre o time, assim como os membros podem entender suas metas.
Além do Kanban, existem outras metodologias que podem funcionar para melhorar a experiência do consumidor, como Design Thinking, Scrum, NPS, Customer Empathy Mapping, entre outras.
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4. Pense no pós-vendas
A experiência do consumidor e o pós-vendas estão intimamente relacionados e desempenham um papel crucial no sucesso de um negócio.
Se todo o processo de compra for agradável para o consumidor, desde o projeto de marketing até o pedido efetuado, mas ele encontrar dificuldades no pós-vendas, acabará com uma imagem negativa sobre a sua empresa.
Nesse sentido, existem algumas práticas recomendadas para garantir uma boa experiência do consumidor no pós-vendas, para que todo o contato de um cliente com a sua empresa seja agradável e sem atritos.
Suporte ao cliente eficaz, programas de fidelidade, ouvir feedbacks, treinar as equipes e manter políticas claras são algumas atitudes que você pode tomar para fortalecer o seu pós-vendas.
Aproveite as diversas possibilidades para melhorar a experiência do consumidor
Melhorar a experiência do consumidor é um processo constante. Na verdade, essas são apenas 4 dicas principais que podem te ajudar na tarefa, mas você mesmo pode criar estratégias próprias.
O mais importante é entender a importância da experiência do consumidor para o sucesso da sua empresa. Quando o seu cliente está feliz, ele tende a retornar e ainda te indicar para outras pessoas.
Assim, veja este aspecto como um fator crucial para os resultados do seu negócio. Se o cliente feliz significa empresa feliz, então você já sabe que deve se dedicar para fazer isso acontecer!