No Brasil, os computadores pessoais possuem uma história relativamente recente. Embora as máquinas estejam presentes em nosso país praticamente desde a sua invenção, demorou algumas décadas para que o aparelho figurasse na casa das pessoas e até mesmo nos espaços profissionais.
Foi nesse ínterim, entre a chegada dos computadores e o aumento da sua acessibilidade, que a empresa de tecnologia Adobe desenvolveu aquele que se tornaria um dos formatos de arquivos mais utilizados por pessoas ao redor do mundo: o PDF, sigla do inglês “Portable Document Format”.
Atualmente, é impossível visitar qualquer espaço profissional e não ver um computador. É a partir destas máquinas que somos capazes de realizar qualquer tipo de trabalho, em especial aqueles que utilizam ferramentas online. Nesse contexto, os arquivos com o formato PDF têm papel fundamental.
5 programas para converter Word em PDF
O Portable Document Format foi lançado em 1991, como uma alternativa prática para a criação e compartilhamento de arquivos. Com o passar dos anos e de novas atualizações, o PDF se tornou um formato multimídia, permitindo o uso de imagens, hiperlinks e uma série de outros acessórios.
Pegando gancho nos parágrafos introdutórios deste texto, nós selecionamos os 5 principais programas e serviços de conversão de arquivos Word em PDF. Na maioria deles, outras ferramentas adjacentes também aparecem, o que aumenta a praticidade no trato com documentos de texto. Vamos lá!
1 – Smallpdf
Smallpdf é o nome de uma plataforma que entrega não somente a conversão de arquivos Word para PDF, mas também outras ferramentas relacionadas ao formato desenvolvido pela Adobe. Por conta disso, ele é uma das opções mais versáteis para o cumprimento de tarefas envolvendo arquivos PDF.
Uma característica notável do Smallpdf é o fato de que ele não requer que o usuário baixe qualquer software. Para realizar a conversão de documentos de texto, tudo o que é necessário é acessar o site e enviar o arquivo. Naturalmente, isso significa que é preciso ter uma conexão estável com a internet.
Além da conversão de Word para PDF, é possível também realizar o caminho contrário, de PDF para Word. Também existe a possibilidade de cortar PDF, excluir algumas páginas específicas e até mesmo unir dois PDF separados, tudo isso exclusivamente pela a internet, sem o uso de softwares externos.
Smallpdf é gratuito e possui uma interface intuitiva, ideal tanto para usuários mais experientes, quanto para aqueles que nunca editaram um arquivo. O tempo para a conversão de um documento Word em PDF varia entre alguns segundos e poucos minutos, de acordo com o tamanho do arquivo.
2 – I Love PDF
I Love PDF é outra ferramenta exclusivamente online que possibilita aos usuários converter arquivos no formato .docx em PDF. Além dessa ferramenta, também estão presentes editores de PDF, compressores de arquivos e até mesmo a conversão de imagens (como .jpg) em documentos PDF.
Boa parte dos programas do pacote Microsoft Office, além do Word, possui compatibilidade com I Love PDF. Arquivos criados no PowerPoint e Excel, por exemplo, podem ser convertidos em documentos com a extensão PDF, o que expande as suas possibilidades de uso e compartilhamento.
3 – Microsoft Word
Pode parecer estranho mencionar o próprio Microsoft Word como um programa para converter arquivos .docx em PDF, mas isso acontece por um bom motivo: nas versões mais recentes do programa do Office, existe a possibilidade de salvar automaticamente um arquivo no formato PDF.
Apesar disso, é necessário mencionar alguns detalhes. Por se tratar de uma funcionalidade presente em versões mais recentes do Microsoft Word, nem todos os usuários que possuem o programa podem converter seus arquivos. Além disso, existem questões de compatibilidade de documentos .docx.
O pacote Office é pago, mas boa parte das máquinas com o sistema operacional Windows já o tem instalado. Isso facilita a conversão de arquivos, considerando que não é necessário baixar um novo programa. As chances de erro com imagens e hiperlinks também são reduzidas consideravelmente.
Para salvar um arquivo Word em PDF, basta clicar na opção “arquivo” e “salvar como”, na própria janela do programa. O Microsoft Word então criará uma cópia do arquivo em PDF, a qual pode ser aberta em um programa compatível, como é o caso da maioria dos navegadores de internet atuais.
4 – DOC to PDF
Assim como duas das opções anteriores nesta lista, o DOC to PDF é um site onde usuários podem converter, editar, unir e separar arquivos com o formato PDF. O “DOC” do seu nome faz referência ao formato .docx, pelo qual são conhecidos os arquivos de texto criados no programa Microsoft Word.
Além da chance de converter .docx para PDF, o DOC to PDF também faz o caminho inverso. Como bônus, existe um grande foco em arquivos de imagens, com os usuários podendo converter PDF em imagens .jpg e .png. O contrário também é possível, transformando o conteúdo de texto em imagens.
5 – Adobe Acrobat
Para fechar a lista, é interessante incluirmos o Adobe Acrobat. Como mencionado brevemente em um dos tópicos anteriores, a Adobe é a empresa responsável por desenvolver o formato de arquivo PDF, o qual se tornou um dos (ou talvez “o”) mais populares, especialmente no âmbito profissional.
Atualmente, a Adobe permite que arquivos Word sejam transformados em PDF diretamente no site oficial da empresa. Embora o serviço seja gratuito, para salvar o novo documento é necessário que o usuário crie uma conta no site, a qual estará vinculada a todos os outros serviços da Adobe.
Por outro lado, quando o programa da Adobe está instalado no computador, algumas ferramentas ficam disponíveis, as quais vão além do que é oferecido no site. É possível, por exemplo, editar PDF de diferentes formas, o que deixa os arquivos com uma customização próxima aos documentos de Word.
Como você pode perceber durante o texto, opções são o que não faltam. De acordo com o seu gosto pessoal, qualquer uma das 5 opções mencionadas acima pode cumprir o mesmo objetivo. A partir do conhecimento sobre elas, você nunca mais enfrentará problemas de conversão envolvendo PDF!