O ano de 2020 forçou a digitalização de milhares de empresas, que encontraram na internet a solução para se manterem presentes na mente do consumidor durante o período de isolamento social.
Com a concorrência on-line acirrada, os empreendedores que souberam tomar partido do marketing estratégico para garantir a perenidade dos negócios largaram na frente e encerram 2020 com resultados positivos.
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Já as empresas que se ativeram a apenas criar uma “@” nas redes sociais precisarão correr atrás do prejuízo.
O estudo “Covid-19 e o futuro dos negócios”, realizado pela IBM Institute for Business Value (IBV), mostra a importância do tema para empresas de 22 setores em 20 países e revela que quase seis em cada dez organizações pesquisadas aceleraram suas transformações digitais devido à pandemia.
Entre-os executivos brasileiros entrevistados, 51% disseram que devem antecipar projetos de digitalização nos anos de 2021 e 2022.
Exemplos não faltam de empresas que apostaram em práticas de marketing para transpor a crise e foram bem-sucedidas. No varejo, Magazine Luiza e Americanas ampliaram a interação com o consumidor por meio de lives, lançaram conteúdos fora da caixa, cresceram com suas plataformas de marketplace e contribuíram para o bom desempenho do setor varejista no último trimestre, que segundo estimativas da Neotrust/Movimento Compre&Confie faturou R$ 33,4 bi.
Na área de educação, o EaD derrubou as paredes das salas de aula e abraçou milhares de brasileiros que adotaram a tecnologia para manter os estudos em dia ou para aprender novas habilidades em cursos e mentorias com foco em capacitação.
O Grupo EMB, voltado para formação de profissionais para o mercado financeiro, teve faturamento superior a R$ 2,2 milhões em 2020 e cresceu cinco vezes no comparativo com 2019.
“Investimos bastante em produção de conteúdo, realizamos pelos menos 5 lives por dia em nossos canais para que o público nos conhecesse melhor e se interessasse em participar dos nossos cursos, programas de formação e de mentoria.”, revela o CEO do Grupo EMB, o economista Fabio Louzada.
Além da produção de conteúdo e ampliação do time de professores (que agora conta com mais de 40 profissionais), o grupo aproveitou as interações possibilitadas pelo marketing digital para pesquisar o setor e criar projetos mais conectados com a realidade do mercado financeiro.
Hoje, fora a startup Eu Me Banco, integram o Grupo EMB as spin-offs Você AAI, Partiu Banco, Elas se Bancam e a agência Aceleraê – todas criadas em 2020.
Top 5: práticas de marketing digital para empresas
Muitas empresas tiveram que migrar para o mundo digital às pressas para se adequar ao novo panorama do mercado, onde o marketing se apresenta como catalisador de vendas e de interações mais intrínsecas com parceiros e clientes.
Com 2021 batendo à porta, é hora de focar em planejamento para adotar boas práticas de marketing digital para melhorar o desempenho dos negócios nos próximos 12 meses.
Fabio Louzada compartilhou cinco técnicas usadas pelo Grupo EMB que podem ser implementadas por empresas de qualquer porte ou área de atuação.
1 – Conteúdo relevante
Conteúdo relevante será sempre a melhor ferramenta de marketing. Quanto mais conteúdo de valor você gera para a audiência, mais pessoas você atrai para o seu negócio.
Além disso, o alcance do conteúdo faz com que a empresa reduza os gastos com propagandas, proporcionando um resultado mais eficiente.
2 – Converse e entenda o seu público-alvo
Realize pesquisas com frequência, é preciso conhecer as pessoas com as quais a empresa está se comunicando. Dessa forma é possível criar produtos e lançar mão de novos gatilhos de vendas. O Instagram é um bom canal para fazer pesquisas junto ao público.
3 – Estude o mercado e analise as tendências
É muito importante saber como os concorrentes estão agindo e quais são os seus lançamentos. Além disso, tenha marcas e profissionais que são destaques no mercado como referência. Observe o que eles têm de melhor e traga para o seu negócio.
4 – Utilize um software de automação de marketing e vendas
Utilizamos o sistema da RD Station e isso nos ajuda a controlar campanhas de forma automatizada. Sabemos quantos cliques o aluno deu antes de efetivar a matrícula e seu histórico de navegação até a compra.
Assim, temos as informações necessárias para direcionar 100% do nosso conteúdo de forma eficaz. Indico também o uso da plataforma para planejar campanhas de e-mail marketing com antecedência e deixar o envio a cargo da plataforma, isso poupa tempo um tempo valioso.
5 – Interaja em diversas redes sociais
Diversificação é fundamental. As empresas do Grupo EMB estão presentes no Instagram, no YouTube e no Linkedin. O Instagram pertence ao Facebook, YouTube ao Google e LinkedIn a Microsoft, com isso não ficamos expostos a nenhum bloqueio, dificilmente vamos sair do ar.
Além disso, podemos passar mensagens diferentes em cada plataforma e atingir mais pessoas. No LinkedIn focamos mais em textos, no Instagram conseguimos mais interação e no YouTube apostamos em vídeos e lives. Em 2021 vamos apostar também no TikTok.