Quem não gosta de receber elogios? Isso estende-se também às marcas, que além da satisfação de ver um cliente feliz, ainda têm a chance de garantir sua fidelização. Por esses motivos, seja no varejo físico, ou online, a busca pela melhor experiência do cliente (Customer Experience, ou CX, na sigla americana) tem sido fundamental para essa fidelização.
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De acordo com o Relatório Global de Tendências de Experiência do Cliente 2021, 76% dos clientes brasileiros consideram o foco em CX mais importante hoje do que em 2019. Segundo a pesquisa, 88% das companhias nacionais estão dando maior destaque para CX. O valor apresenta-se bem acima da média global, de 63%, segundo o portal IPNews.
Mas vamos lá, sabemos que para proporcionar uma melhor experiência de compra exige, sobretudo, investimento em soluções tecnológicas personalizadas que facilitem a comunicação com o cliente para que ele crie uma conexão com a marca. Mas como começar? Abaixo, cito cinco soluções que vão te ajudar a proporcionar uma jornada incrível ao consumidor.
1. Software de integração de dados
Customizar o atendimento ao cliente até o pós-vendas é uma ótima maneira de fidelizá-lo, uma vez que ele percebe a preocupação da empresa com toda a sua jornada de compra. Para isso, você precisa de dados. Aposte na integração de dados.
Um software capaz de se integrar a qualquer sistema de terceiros ou CRM vai proporcionar um atendimento ao cliente muito mais personalizado, suportando uma quantidade enorme de tráfego de dados sem comprometer sua velocidade. Ela representa um modo prático e de baixo custo para atender às necessidades dos consumidores. Com todo o conhecimento conectado, a experiência é elevada a um novo nível.
2. Machine Learning
Como o próprio nome já diz “aprendizagem da máquina”, esse software vai te ajudar a reconhecer padrões, capaz de aprender através de algoritmos, assim conseguindo interpretar dados complexos. Ou seja, vai te ajudar a interpretar dados e te dar suporte nas tomadas de decisões para proporcionar experiência personalizada ao cliente, conforme as suas preferências e interesses.
3. Software de pesquisa de satisfação
Nada melhor do que a opinião do seu próprio cliente em relação ao seu negócio. Por meio de um software de pesquisa de satisfação é possível coletar dados sobre a experiência do cliente, medir a satisfação em tempo real e obter insights importantes para melhorar o seu negócio.
4. Softwares obsoletos
Softwares desatualizados podem representar ameaças à cibersegurança da rede. Faça upgrades constantes nos software para não ter problemas de eficiência nos processos da sua empresa.
5. Canais de atendimento
Você já deve ter sentido na pele um atendimento ruim, como ficar esperando, ou ter dificuldades de acesso à empresa no momento em que mais precisa de informações. Isso é péssimo! Mas, hoje temos diversas tecnologias que ajudam a criar canais de comunicação eficientes.
Uma delas é o chatbot, um software que pode ou não fazer uso de inteligência artificial e que simula uma conversa em linguagem espontânea. Esse é o típico atendimento por robôs que tem agilizado bastante o primeiro contato com o consumidor. Você já deve ter solicitado um serviço ou agendamento de consulta, por exemplo, por WhatsApp passando seus dados e suas necessidades resolvendo seus problemas sem contato com um humano, numa velocidade incrível. No entanto, se o problema precisar de uma ajudinha extra, a solução vai te direcionar a um humano para dar continuidade. Essa alternativa tem ajudado muito as empresas e agradado bastante os clientes.
Bem, esses são os principais softwares que não devem faltar no seu negócio, sobretudo nessa onda de digitalização das empresas, que tem acirrado ainda mais a concorrência na corrida por soluções inovadoras que melhorem a experiência dos consumidores. Você não vai ficar de fora dessa, né?
*Fabrício Visibeli é sócio-diretor na CBYK, desenvolvedora de software e de soluções personalizadas de TI.