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6 tendências de marketing digital para 2022

É muito importante estar à frente das tendências para poder trazer insights relevantes para decisões de negócios com embasamento.


Estamos já chegando no final de 2021 e muito já se fala sobre as tendências para o ano de 2022. No marketing digital, devido à pandemia, os dados viraram o ouro da vez, muitas análises de comportamento do usuário, desde as mudanças de hábitos de consumo e até a forma de se relacionar.

Tudo mudou. Mas também se abriu o leque para inúmeras oportunidades de negócios digitais. 

É muito importante estar à frente das tendências para poder trazer insights relevantes para decisões de negócios com embasamento, ainda mais diante desse cenário de pandemia. 

As decisões estratégicas ficaram mais facilitadas devido à antecipação de muitas tendências que já estão na ponta do iceberg. 

Segundo dados recentes da Juniper Research, as transações do comércio por voz aumentarão cerca de US$ 4,6 bilhões até o final deste ano, com a possibilidade de alcançar US$ 19,4 bilhões até 2023. 

A jornada do usuário, desde a pesquisa até a compra, tem cada vez mais utilizado de recursos de voz. 

O uso das assistentes virtuais está sendo ampliado em todo o cenário mundial e nas tarefas rotineiras do cotidiano, dicas e prevenções sobre diversos temas até de forma divertida e cada vez mais humanizada. 

O marketing de conteúdo ainda se mostra mais relevante do que nunca dentro das ações de marketing digital. As organizações estão investindo pesado na produção de conteúdos e nos canais de distribuição, tal estratégia permite que as comunicações com o público-alvo sejam mais diretas e certeiras. 

As estratégias de conteúdo rico são cada vez mais eficazes, não somente no impulsionamento da marca, mas também na geração de novos oportunidades de negócios (leads) para empresa em questão. 

Vale ressaltar que é sempre importante estabelecer quem é sua persona, ou seja, seu público-alvo para definição da estratégia de jornada de conteúdo. 

Aliás, o conceito de inbound marketing e jornada da experiência do cliente ainda continua em alta. Cada vez mais, entender toda a jornada e anseios do usuário final, ainda é tarefa bem grandiosa. 

A jornada é constante e evolutiva, sempre temos que olhar para dentro do cliente, colocando no centro dos nossos negócios. 

Os relacionamentos via Bots estão cada vez mais “humanos” e inteligentes, com um grande volume de repertório, a fim de evitar a sensação de um contato robotizado, para ter mais sinergia e contato mais próximo do cliente. 

Nesse contexto a Inteligência Artificial (IA) contribui diretamente oferecendo toda a criação a definição de metas e execução da campanha. 

As ferramentas abrangem desde a seleção da estratégia de segmentação adequada até a coleta de insights sobre quaisquer campanhas em tempo real. 

Partindo desse ponto, o Covid-19 acelerou muito a percepção da necessidade dos consumidores para que as marcas sejam mais socialmente responsáveis, é muito comum que os consumidores possam utilizar do artifício da rede social para que promovam a cultura do cancelamento e boicote marcas que por exemplo, possam ser preconceituosas. 

A responsabilidade social está em alta em muitos dos temas para 2022, a marca engajar e outros conceitos de branding devem ser bem planejados e utilizados da melhor maneira para que a marca colha todos os frutos dessa estratégia. 

Foto: Reprodução.