Mídia

6 testes de saúde que relógios inteligentes já podem realizar

Modernos e cada vez mais presentes, smartwatches como o novo Galaxy Watch4, da Samsung.

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, estão deixando de ser apenas extensões dos nossos smartphones para se tornarem, cada vez mais, extensões do corpo humano. 

Tarefas mais simples, como funcionar como central de notificações, contar passos e monitorar batimentos cardíacos ganharam a companhia de funções mais complexas, especialmente em relação à saúde e bem-estar.

Leia também: Samsung reforça linha de monitores gamers.

Já é possível realizar uma série de testes nos smartwaches, como eletrocardiograma (ECG), medir o nível de oxigenação do sangue e também controlar a pressão arterial.  

Com lançamento previsto para as próximas semanas no Brasil, o novo Galaxy Watch, anunciado globalmente em agosto no Galaxy Unpacked, é o primeiro smartwatch a medir a composição corporal dos usuários.

Com essas informações em mãos e o acompanhamento de profissionais de saúde, é possível estabelecer uma rotina de hábitos e exercícios personalizada, além de uma dieta saudável adequada para cada corpo. Confira abaixo uma lista de testes de saúde que o Galaxy Watch é capaz de realizar.

1. Análise da composição corporal 

Uma das grandes inovações presentes no novo smartwatch da Samsung é a avaliação da composição corporal por meio da bioimpedância. O dispositivo dispara uma corrente elétrica imperceptível que percorre o corpo e é capaz de verificar uma série de informações fundamentais para a saúde. 

Este exame revela o peso dos nossos músculos, percentual de gordura, água corporal total e até a taxa metabólica basal, que indica a quantidade de calorias necessárias que o seu corpo precisa para se manter diariamente.

2. Nível de oxigenação do sangue

O oxímetro é tradicionalmente um dispositivo que é encaixado no dedo do usuário, mas smartwatches, como o Galaxy Watch4, já conseguem fazer a mesma medição pelo punho. 

Este teste mede a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea, e, como a saturação do oxigênio está diretamente ligada ao desempenho físico, conhecer essa informação pode auxiliar na melhora das atividades físicas. 

Tornou-se um teste muito importante durante a pandemia do Coronavírus, pois é um indicador bastante relevante usado por profissionais de saúde no acompanhamento da evolução da doença.

3. Monitoramento do sono 

Uma noite bem dormida nos dá mais disposição para encarar o dia e é fundamental para criar uma rotina saudável. O Galaxy Watch4 integra um conjunto de sensores que avaliam a movimentação do usuário durante a noite, a quantidade de oxigênio no sangue e até usa o microfone do smartphone para detectar ruídos causados por roncos. 

A partir disso, o smartwatch estabelece automaticamente o tempo de sono, o tipo (se é sono leve, pesado ou REM) e cria uma pontuação de 0 a 100 para a qualidade.

4. Pressão arterial 

Graças ao sensor Bioactive da Samsung presente no Galaxy Watch4, os usuários podem monitorar a própria pressão arterial em tempo real com rapidez e agilidade, permitindo uma checagem precisa deste dado, e, com um acompanhamento médico adequado, identificar possíveis doenças arteriais. 

Além disso, o aplicativo Samsung Health mantém um histórico dos aferimentos em um smartphone pareado com o Watch4.

5. Eletrocardiograma 

Smartwatches podem monitorar a pressão arterial e a taxa do pulso dos usuários, mas versões mais modernas, como o Galaxy Watch4, conseguem até mesmo medir dados de um eletrocardiograma, que pode detectar sinais de arritmia cardíaca (fibrilação arterial), por exemplo. 

Aqui, mais do que nunca, é importante ressaltar que o acompanhamento médico é fundamental para que essas informações sejam utilizadas da forma mais segura e eficiente possível.

6. Treinamentos e atividades físicas 

Ao se integrar com o aplicativo Samsung Health, o Galaxy Watch4 se transforma numa poderosa central de treinamentos e atividades físicas para seus usuários. O conjunto de sensores consegue identificar automaticamente que uma atividade física começou, por exemplo. 

Pelo relógio é possível também indicar que tipo de exercício será feito, acompanhar a evolução, criar desafios, entre outras funções. Tudo isso com todos os recursos voltados à saúde funcionando em paralelo. 

A cada semana, um relatório das atividades e informações é enviado para que o usuário possa acompanhar sua evolução.

Anunciados no último Galaxy Unpacked, o Galaxy Watch4 e o Galaxy Watch4 Classic marcam uma nova era para a inovação de smartwatches. Além de serem os primeiros do mercado a medir a composição corporal dos usuários, eles apresentam o novo Wear OS habilitado pela Samsung, desenvolvido em conjunto com o Google, e estão equipados com One UI Watch, a interface de usuário mais intuitiva da Samsung até o momento.