Mídia

9 tecnologias, mais recentes, aplicadas a campanhas de incentivo

Para manter a eficiência das campanhas de sua marca e empresa, é importante estar antenado e implantar algumas destas tecnologias e ideias à sua campanha de incentivo.

Eu sou um entusiasta de tecnologia, por isso, minha primeira empresa foi uma de tecnologia para marketing digital.

Assim como a tecnologia, incentivo virou uma paixão. E uma coisa que me chamou a atenção há 17 anos, quando comecei a trabalhar neste mercado, foi a disrrupção que a internet trouxe ao mercado.

Minha primeira campanha de incentivo aconteceu porque um amigo, dono de agência, me chamou para trazer tecnologia para a campanha de uma das maiores distribuidoras de filmes do mundo. O objetivo era diminuir o custo e aumentar a capacidade de atingir o público no Brasil inteiro com redução de custos. Não só com comunicação on-line, mas com treinamento, pesquisa e premiação sendo feita toda on-line. Foi minha primeira experiência de transmissão de video para um público como este, em 2001, via internet. Transmitimos o presidente ao vivo para inspirar o time e lançar a campanha. Foi um sucesso.

Desde lá, a tecnologia se desenvolveu exponencialmente e a conectividade ficou incrivelmente melhor. Novas formas de comunicação, premiação e inspiração apareceram. E, além disso, uma nova geração de profissionais e consumidores que se motivam de formas novas.

Para manter a eficiência das campanhas de sua marca e empresa, é importante estar antenado e implantar algumas destas tecnologias e ideias à sua campanha de incentivo:

1) Mensagens ultrapersonalizadas na palma da mão

Nada motiva mais do que mensagens pessoais, que não só te chamam pelo nome mas te trazem insights precisos de como superar suas metas ou ganhar reconhecimento com números e ideias reais , específicas sobre sua realidade e desempenho. Com o celular na mão, todos os participantes recebem, via app ou SMS e site, estas mensagens e podem interagir.

2) Mensagens ultrapersonalizadas no pulso

Já que está no seu dispositivo mobile, como não entrar no seu relógio digital. Ainda é pouco popular mas é óbvio que em breve atingir aos participantes de uma campanha com mensagens em seus relógios será bastante útil e prático. Além de podermos usar micromomentos como a chegada em casa, no trabalho, a chegada do almoço e uma venda recém-feita e uma meta alcançada ou ação executada pelo consumidor, por exemplo.

3) Mensagens de voz e  músicas motivadoras ultrapersonalizadas em casa

Por meio dos equipamentos atuais como Smart TV, notebooks e celulares, além dos assistentes pessoais (Google Home e etc.) podemos entregar músicas/jingles motivacionais, áudios e vídeos gravados por pessoas influentes do negócio ou da mídia diretamente na casa e nos escritórios das pessoas. Se bem feito, pode ser muito motivacional e trazer grande engajamento e pertencimento.

4) Prêmios em conteúdo para seus dispositivos móveis e residenciais

Com a grande onda de e-books, vídeo cursos, seriados e o grande sucesso do Netflix, já é possível dar prêmios digitais muito interessantes e de alto valor agregado. Imagine ganhar 30 dias de assinatura do Netflix ou o “aluguel” de um filme lançamento no Pay Per View em sua TV por assinatura. Tudo isso já é possível e bastante viável. Ainda há como entregar vouchers virtuais para resgate de conteúdo e produtos em sites de terceiros.

5) Personalização de anúncios motivacionais na navegação do dia a dia

Já pensou em usar mídia programática para alcançar seus participantes (que por acessarem o portal da campanha, já estão “marcados” nela) enquanto visitam seus sites prediletos e navegam na internet? Pode-se criar mensagems pouco invasivas e muito personalizadas, que lembram quantos pontos o participante tem ou até capturar uma oportunidade de conversão de seus pontos de catálogo de premiação. Por exemplo: João está em um e-commerce de calçados on-line enquanto aparece um banner para ele dizendo que o tênis que ele está vendo neste momento pode ser adquirido com os pontos que ele já tem na campanha de incentivo da firma. Olha que legal!

6) Objetos motivacionais no escritório e em casa

Com a internet das coisas, é possível ligar pequenos objetos na internet e criar reações de acordo com informações vindas da internet. Pode-se criar um boneco de pelúcia (de um personagem de campanha ou mascote da empresa) que, quando você bate uma meta ou alcança uma façanha, emite um som, muda de cor, ou indica sua pontuação em um painel visual. Incorporado em um pequeno troféu ou enfeite de mesa, pode ser um ótimo brinde de lançamento da campanha e depois servir de meio de interação.

7) Interfaces de campanhas via mensagens de texto ou apps de mensagens instantâneas

Há uma pesquisa que indica que a vida média de um app instalado nos celulares é de menos de 20 dias. Isso, possivelmente porque as pessoas querem livrar espaço para seus vídeos, mídia e apps que julgam extremamente úteis. Há uma tendência de campanhas contarem com aplicativos mobile, mas há também uma alternativa: Interfaces interativas, como URAs (eram conhecidas por interagir por voz). Para que baixar aplicativos inteiros, se você pode usar um aplicativo que já existe no seu celular como o sistema de mensagem SMS ou até o Messenger do Facebook para interagir com um robô que irá responder e também te mandar mensagem pró-ativamente com informações de campanha? E o mais legal é que com inteligência artificial, seu robô poderá aprender o que motiva mais cada indivíduo e personalizar sua comunicação, sendo mais eficiente no incentivo.

8) Integração com assistentes virtuais

Com a adoção de assistentes como o Google Home, Amazon, DOT, Siri e outros, é lógico que podemos usar suas capacidades e o fato de que estão na casa dos usuários, para usá-los como interface de interação com a campanha. O usuário pode perguntar quantos pontos têm na campanha, quais são os prêmios possíveis, ouvir treinamentos, responder a quizes e até resgatar prêmios no catálogo, com comandos de voz.

9) Treinamentos e games em realidade virtual

Com a popularização de óculos de realidade virtual e até mesmo a possibilidade de criar seu próprio Card Board, ficou fácil ter em casa e poder entrar numa jornada virtual com equipamentos que você já tem, como seu celular. Para campanhas de incentivo é possível criar games interativos e até simulações de treinamentos, por exemplo, de vendas, para que um repositor possa navegar em um mercado virtual e executar tarefas ao seguir um instrutor, por exemplo e em um game responder a quizes que lhe garante pontos na campanha de incentivo. É só uma ideia simples, mas esta tecnologia com certeza abre muitas portas.

Como a tecnologia não para de evoluir, vou continuar escrevendo artigos como estes, e se você tiver uma ideia de aplicação de tecnologia, me procure ou deixe aqui nos comentários. Podemos implantar e testar juntos. Será um prazer.