Os estudos de caso consistem em métodos qualitativos que, de modo geral, fornecem aprofundamentos em unidades individuais uma vez que servem para trazer respostas a cada questionamento que os pesquisadores não têm muito controle sobre cada um dos fenômenos estudados.
Por sua vez, os estudos de caso contribuem para a melhor compreensão de cada fenômeno individual, de cada processo organizacional e político das mais diversas sociedades. Ainda assim, pode ser considerado como uma das ferramentas utilizadas para o entendimento da maneira e das razões que levaram a certas decisões. Os estudos de caso podem ser entendidos como estratégias com o intuito de pesquisas que compreendem métodos com abordagens cada vez mais específicas para coletar e analisar dados.
Os mais diversos fenômenos estudados ainda que amplos e complexos não podem ser estudados fora de determinados contextos onde ocorrem de forma mais natural eles se transformam em estudos empíricos que procuram a determinação ou o teste de uma teoria.
Os estudos de caso são métodos de pesquisa amplos sobre assuntos mais específicos, ao permitir o aprofundamento de conhecimentos e trazer subsídio para cada uma das investigações sobre cada tema. Um estudo de caso pode também ser usado como como ponto de partida para cada uma das pessoas que desejam realizar trabalhos parecidos com o que já foi relatado. A observação de cada passo que foi dado por outras pessoas, pode ficar mais simples para a compreensão de temas em específico e para evitar algum erro durante o percurso.
Por sua vez, alguns exemplos de estudo de caso prontos podem ajudar a fazer um estudo de caso, um modelo de estudo de caso ou até mesmo trabalho de estudo de caso nos mais diversos tipos de estudo de caso que podem ser realizados. Em alguns exemplos, esses estudos devem ocorrer ao elaborar textos, de acordo com as normas da ABNT, além de ter uma estrutura muito bem definida.
Os benefícios do estudo de caso
Em primeiro lugar, os estudos de caso podem servir como modelos referenciais, uma vez que cada um dos casos têm as suas particularidades e características. No entanto, cada experiência já trilhada em caminhos parecidos e que foram compartilhadas com as pessoas que estão começando mais recentemente podem diminuir os erros. Pois bem, cada objetivo de estudos de caso pode variar em conformidade com as áreas utilizadas.
No momento em que há o foco na inovação, manter os caráteres de referência, é imprescindível para todos os tipos de negócio que buscam compreender as melhores práticas do mercado de trabalho. Os estudos de caso são parte de processos aprofundados de pesquisa que visam a verificação de como aplicar na prática cada método científico ou as novas maneiras de resolver problemas.
Cada conhecimento mais aprofundado sobre os conteúdos analisados pode passar por processos mais demorados, mesmo que de grande importância para o campo da ciência.
É a partir do conceito de estudo de caso que é possível montar as bases necessárias para a escrita de um artigo científico com a conclusão adequada, assim como de uma pesquisa de caso com a metodologia, o objetivo para que seja possível escrever segundo determinado método.