O poder da música no marketing se reflete em como ela influencia as emoções dos consumidores e como contribui com um significado de forma inconsciente. Além disso, pode ser um elemento-chave em cada conteúdo e em cada experiência.
Segundo pesquisa realizada pela empresa Canvas, 73% das pessoas acham que o uso da música melhora a imagem da marca, enquanto 62% afirmam que a melodia faz com que se sintam mais comprometidos com a empresa.
89% dos consumidores gostam de marcas que patrocinam eventos musicais e 83% sentem mais confiança nelas.
Desde o início da publicidade, muitas marcas integraram o áudio em sua estratégia de marketing, criando logotipos de áudio que melhoram a identificação da marca.
A marca musical é definida como uma estratégia de comunicação por meio das emoções que a música desperta nos consumidores.
Baseia-se no marketing experiencial, em uma conexão subjetiva. Consegue que a mensagem publicitária seja percebida como um conteúdo valioso e não como uma simples ferramenta de vendas.
São anúncios que trazem jingles, músicas, melodias ou mesmo sons que se tornam ícones da marca e ajudam a transmitir os valores da empresa.
Continua a ser demonstrado que a música cria experiências, por isso não é mais um elemento exclusivo da publicidade; profissionais de relações públicas, promoção, organizadores de eventos corporativos, feiras, exposições e conteúdo digital utilizam-no para seus inúmeros benefícios.
Não associamos muitos produtos a uma melodia? Isso, precisamente, contribui para aumentar o grau de recall.
Da mesma forma, não estamos apenas criando uma relação na percepção da melodia-produto, mas também nos dá a possibilidade de sermos capazes de criar uma melhor empatia com diferentes públicos.
Portanto, o marketing musical desempenha um papel relevante na forma como decidimos nos comunicar com nossos clientes.
A marca musical permite diferenciar a marca de seus concorrentes. A música ajuda a reforçar a identidade corporativa da empresa e proporciona um reconhecimento especial que, por sua vez, gera fidelização porque tem a virtude de humanizar os negócios.
Por outro lado, campanhas com música cativante têm maior probabilidade de se tornarem virais graças à conectividade que define a mídia digital e que exige maior rapidez na transmissão da mensagem.
Independentemente do meio e da plataforma, recomenda-se que o estilo musical seja condizente com os produtos que se comercializam e com o tipo de consumidor que se busca.
Para muitos de nós é impossível compreender a vida sem música e é impossível criar campanhas de marketing sem ritmo, tons, melodias e sem sentimentos.