O modelo tradicional da convenção anual de empresa pode estar com os dias contados. A multinacional de alimentos Cargill decidiu adotar um novo conceito para falar com os distribuidores espalhados em todo Brasil.
Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a companhia fez sua reunião anual com 42 distribuidores e 1.500 pessoas espalhados pelo País usando tecnologia live streaming.
Leia também: Agência Digi é finalista em ”Agência de Incentivo do Ano” do Prêmio Live 2020.
A ação, criada pela Agência Digi, desenvolveu um programa de TV para comunicar as ações e diretrizes da companhia de forma leve e descontraída, gerando engajamento e participação da base de distribuidores que levam os produtos da empresa aos varejistas em todos os Estados brasileiros.
Direto de um estúdio na Zona Sul de São Paulo, o programa de TV de uma hora, que faz parte da campanha interna “Veste a Camisa Cargill”, foi apresentado pelo ator e humorista Rudy Landucci.
Em formato de programa esportivo, a bancada foi composta por três integrantes da Cargill. No roteiro da atração, vídeos de lançamentos de produtos, apresentação de resultados e divulgação dos gritos de guerra das equipes de distribuidores, previamente gravados e enviados para a produção.
Os mais empolgantes e criativos foram premiados com kits de produtos, aparelhos de TV e até drones. A interação entre o programa e os participantes pôde ser feita por WhatsApp.
Para participar, os distribuidores receberam um link e puderam acompanhar a transmissão de qualquer plataforma digital: smartphone, tablet ou notebook.
Alguns times preferiram se reunir e assistir ao programa em grupo, como as equipes da Focus Distribuidora – PE, Nova Amazonas – DF, MegaRio – RJ, Ludovico Tozzo – RS, Lutan – BA, DecMinas – MG, entre outros.
Antes da implementação oficial deste modelo, um projeto-piloto foi feito no ano passado. A redução de custo em relação a uma convenção tradicional, com viagem e deslocamento, foi de 82%. Já a participação passou de 80 pessoas, na reunião presencial, para 600 conectados na live streaming.
“Este modelo disruptivo permite maior envolvimento com a empresa. Na convenção tradicional conseguíamos trazer, no máximo, 2 representantes por distribuidor. Com o programa ao vivo damos a oportunidade de acesso a todas as pessoas, aumentando a sensação dos distribuidores de pertencimento à empresa, que gera resultados mais efetivos.”, comenta Ligia Marques, gerente de trade marketing canal indireto da Cargill.
“Este formato é uma quebra de paradigma no mercado de marketing de incentivo. Com o uso de tecnologia, conseguimos levar para o evento virtual a mesma sensação do evento físico, com redução de custos e aumento de engajamento. É a Era do ‘figital’.”, destaca Pedro Bannura, diretor-geral da Agência Digi.
A expectativa da Cargill é ampliar o formato de programa de TV para reuniões regionais. Também estudam fazer a convenção principal interna em formato de live streaming.