Mídia

Apple: live falsa reúne 30 mil pessoas e vira golpe com Bitcoin

Em uma das transmissões falsas, o contexto explicava que a Apple havia adotado o Bitcoin e iniciado um programa de distribuição.

Na segunda-feira (18), a Apple realizou seu novo evento “Unleashed”, voltado para a apresentação de novos produtos e serviços, como os MacBooks e AirPods.

No entanto, alguns internautas podem ter se frustrado ao tentar acompanhar a experiência, graças à ação de indivíduos maliciosos.

Leia também: O que esperar do evento da Apple?

Sem sutileza, alguns usuários mal-intencionados criaram transmissões semelhantes ao evento visando obter criptomoedas de internautas distraídos. 

O problema ocorreu no YouTube e perdurou durante toda a transmissão oficial da Apple, mas aguardou a recepção de milhares de espectadores antes de revelar o provável golpe.

Em-uma das transmissões falsas, o contexto explicava que a Apple havia adotado o Bitcoin e iniciado um programa de distribuição. Para participar, os usuários deveriam enviar uma pequena quantidade de moedas a uma carteira, e, em seguida, receberiam uma quantidade de Ethereum corrigida com juros — um roteiro bastante comum nestes golpes.

Felizmente, o YouTube já efetuou as devidas punições, e, agora, tanto as transmissões quanto os canais estão extintos da plataforma. 

Porém, ainda é possível verificar que os vídeos chegaram a se posicionar acima do próprio evento oficial da Apple no índice de pesquisas da plataforma.

Isso se deu graças a um design visualmente familiar para os fãs da empresa e um uso inteligente de palavras-chave para obter um posicionamento destacado perante o algoritmo. 

Uma das transmissões falsas, por exemplo, chegou ao pico de 30 mil espectadores até apresentar a “emboscada” e ser desativada pelo YouTube.

Com a popularização das criptomoedas, golpes como esse estão se tornando cada vez mais comuns. Atualmente, o Bitcoin é negociado na casa dos US$ 60 mil e caminha para um novo topo histórico após meses de incerteza e restrições governamentais.